Andinho Brito (União) é o único candidato a prefeito da região que vai pras urnas indeferidoRede social

Arraial do Cabo - Faltando menos de 24 horas para o início da votação que vai decidir quem serão os prefeitos eleitos, que acontece neste domingo (6), é preferencial que o cidadão já tenha em mente a sua opção. Mais importante ainda é checar se o candidato escolhido está apto para concorrer. Imagina você ir exercer sua cidadania e depois descobrir que os votos de quem se escolheu serão zerados, ou seja, não vão valer na hora da contagem?

Na Região dos Lagos e Baixada Litorânea, ou melhor, de Maricá a Macaé, existe apenas uma situação como a acima descrita. O único candidato a prefeito que está indo para as urnas indeferido é Andrinho Brito (União), de Arraial do Cabo. Ele vai pra disputa aguardando recurso. Ou seja, mesmo que vença o pleito, os votos dele não serão computados, porque primeiro a justiça eleitoral vai ter que julgar esse recurso. Desta forma, enquanto os votos dele não aparecem é aclamado vencedor aquele com mais votos contabilizados. No caso, o atual prefeito Marcelo Magno (PL), candidato à reeleição, ou a candidata Arlete do Mercado (NOVO).

Andinho, que já foi prefeito da cidade, teve o registro de candidatura indeferido, visto as contas de governo rejeitadas, e foi cassado no final de mandato, em 2014. No entanto, agora ele tenta voltar para disputar a eleição mesmo estando inelegível com o registro negado pela justiça eleitoral. Quase que num ato de desobediência civil, vai disputar a eleição, gerando instabilidade no processo.

Contudo o ex-prefeito age como se a situação fosse favorável, fazendo sua campanha nas ruas, divulgando vídeo dizendo que é candidato, sim. Mesmo com pesquisa indicando que ele está distante do primeiro colocado.

Inclusive neste sábado (5), às vésperas do dia da votação, o candidato colocou um vídeo nas suas redes sociais, induzindo o eleitor a crer que os votos dele seriam computados, o que não é verdade.
 
Matéria de O DIA, veiculada em 25 de setembro - Rede social
Matéria de O DIA, veiculada em 25 de setembroRede social
INDEFERIU PEDIDO DE ANDINHO

Andinho ainda sofreu um novo indeferimento nesta semana, quando o juízo da 146ª Zona Eleitoral rejeitou o pedido liminar feito por seu jurídico, para remover a suposta notícia “falsa” veiculada pelo O DIA. A reportagem “Justiça mantém o indeferimento do registro de candidatura de Andinho”, explica que todos os seus todos os votos serão considerados nulos. “Na ocasião, não se tratou de notícia falsa, eis que a matéria relatou fatos verídicos”, diz trecho da decisão. A tentativa de Andinho amordaçar a imprensa só demonstra sua postura contrária à democracia, né?