Por Renata Maia

Rio - O famoso aviso "não nos responsabilizamos por objetos deixados no interior do veículo" é encontrado em muitos estacionamentos. Porém, o que pouca gente sabe é que esses avisos caracterizam uma cláusula abusiva. O que as empresas podem fazer é especificar o que há dentro do veículo para a própria segurança do estabelecimento, mas o estacionamento é, sim, responsável pelos itens deixados dentro do carro. Enquanto o veículo estiver no estacionamento, caberá ao responsável a responsabilidade sobre eventuais danos, furtos ou prejuízos causados. Ao deixar o veículo, o consumidor deve receber um comprovante de entrega com a data e hora de recebimento, marca, modelo e placa do veículo e dados da empresa. Caso tenha perdido o comprovante, o consumidor não pode ser penalizado e deve pagar somente pelo tempo que o veículo permaneceu no local.

Idosos
Publicidade
Discriminar pessoa idosa é crime. A pena prevista é de seis meses a um ano de reclusão e multa. Se a pessoa que cometer o crime for responsável pela vítima, a pena será aumentada em até 1/3.
 
Publicidade
Cobrança indevida
Sou procuradora da minha filha, que em janeiro deste ano, foi morar no Canadá com a família. No dia 06 de fevereiro ela solicitou o cancelamento de suas quatro linhas de celulares da Claro e o cancelamento foi feito com sucesso. Após 15 dias, recebi uma ligação cobrando os valores. Fui a uma loja da Claro e solicitei um novo cancelamento. Até hoje, a situação não foi solucionada.
Publicidade
Ana Dolores, Grajaú - Rio de Janeiro
A Claro contatou a Sra. Aneliza Lobo Reis Moutinho e, na ocasião, prestou os esclarecimentos necessários. A operadora continua à disposição por meio de todos os canais de atendimento disponibilizados: SAC 1052, Fale Conosco, Chat, Atendimento por Carta e site www.claro.com.br
Publicidade
Assessoria de Imprensa Claro
 
Publicidade
Sinal instável
Estou com problema de instabilidade do sinal Oi Velox desde 15 de julho de 2017. Um técnico já foi a minha residência e não resolveu o problema. Já reclamei inúmeras vezes e a operadora Oi alega que está tudo certo.
Publicidade
José Carlos de Matos, Prainha - Arraial do Cabo
A Oi entrou em contato com a senhora Maria Leal, esposa, em 10/08 e confirmou que, após a solicitação de reparo do Velox e do móvel, ambos serviços voltaram a funcionar normalmente.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Oi
Publicidade
Poda de árvore
Desconheço o cronograma para a poda de árvores na cidade do Rio, porém, entendo que já ultrapassou o prazo para poda na Rua Rocha Fragoso, em Vila Isabel. Os galhos alcançaram a altura do quarto andar do prédio onde resido.
Publicidade
Aloysio Brandão, Vila Isabel - Rio de Janeiro
A Comlurb informa que foi identificado dois vegetais necessitando de poda. No dia 10, o serviço só pode ser executado em um. No outro não pode ser realizado porque existe um carro estacionado impossibilitando o serviço.
Publicidade
Assessoria da Comlurb
Publicidade
Cobrança de taxas
Sou correntista do Banco Itaú há décadas. Ao abrir minha conta salário, antes da compra do Unibanco pelo Itaú, eu era isenta de taxas e serviços, porém, após a troca para Itaú passei a pagar taxas e serviços que antes era isento. Posso reverter esta situação?
Publicidade
Nilson Ribeiro da Silva, Engenho Novo - Rio de Janeiro
A questão foi solucionada. Nossa equipe esclareceu que a conta possui isenção de tarifa de pacote de serviços, em decorrência de acordo entre nossa instituição e a fonte pagadora.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Itaú
Publicidade
Dúvidas frequentes
suse valente - reclamar adianta
suse valente - reclamar adiantaDIVULGAÇÃO
O Brasil tem quase 2 milhões de diaristas e grande parte não é contribuinte da Previdência Social. A parcela que é contribuinte paga com a alíquota de 11% sobre o salário mínimo. Atualmente, essa profissional pode também se cadastrar como Microempresária Individual (MEI) e fazer uma contribuição menor, só que poucas sabem disso.
Publicidade
Contribuindo para o INSS como MEI ou como autônoma, a trabalhadora tem seus direitos previdenciários protegidos, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e outros direitos. Para o contratante, esse recolhimento por parte da diarista evita uma eventual ação na Justiça do Trabalho.
Se a diarista é contribuinte do INSS, em caso de um acidente que cause um afastamento ou até uma aposentadoria ela estará coberta, ou em caso de morte, os filhos, se tiver, terão a pensão por morte.
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários