Por O Dia

O poupador brasileiro é conservador e pouco habituado a diversificar suas escolhas de investimento. É o que indica uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil. Segundo o levantamento, 60% dos brasileiros que costumam guardar dinheiro aplicam esses recursos na caderneta de poupança. Outros 24% dos entrevistados disseram manter o dinheiro na própria casa, enquanto 22% optaram pela conta corrente.

Outras modalidades de investimentos menos tradicionais e com maior rentabilidade foram menos citadas do que as três primeiras colocadas, como fundos de investimentos (6%), previdência privada (6%), tesouro direto (6%), bolsa de valores (4%) e CDBs (3%). A razão de terem escolhido a poupança, conta corrente ou a própria casa para guardar as economias? Desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades, facilidade de sacar o dinheiro e escolha de meios mais seguros para guardar seus recursos.

Cadê o desconto?

Sou cliente da TIM e me foi ofertado um pacote de dados com desconto pelo período de três meses, porém em nenhum momento o desconto foi concedido. Daniel Ramos Soares, Santa Cruz - Rio de Janeiro

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com o Sr. Daniel Ramos e lamentou o ocorrido, informando que o desconto foi aplicado e que a fatura corrigida foi enviada via e-mail. Assessoria de Imprensa TIM

Fixo

Tenho um plano de telefonia fixa com a Oi há muitos anos. Sempre com os problemas comuns a todos os usuários. Só que agora, meu fixo não funciona há quase 30 dias! Eu pago a conta, mas o serviço não funciona. Já fiz diversas reclamações, porém com esse atendimento virtual é brincadeira! Péricles Gonçalves Pereira, Inhaúma - Rio de Janeiro

A Oi entrou em contato com o cliente e confirmou que seu telefone voltou a funcionar. Assessoria de Imprensa Oi

Devolução

A Americanas.com está desde 04/12/18 brincando de gato e rato comigo. Comprei um extrator de cravos e espinhas a vácuo e ele veio completamente danificado, parecia objeto de segundo uso. Pedi meu dinheiro de volta e o protocolo foi encerrado sem o meu depósito. Falta de respeito com o consumidor! Fátima Denise de Oliveira, Piedade - Rio de Janeiro

A Americanas.com providenciou o cancelamento da compra, conforme solicitação da cliente Fatima Denise. O reembolso ocorrerá no prazo de cinco a dez dias úteis na conta bancária da cliente. Pedimos desculpas pelo transtorno. Assessoria de Imprensa Americanas.com

Portabilidade

Estou tentando fazer a portabilidade de uma dívida do Banco Bradesco para o BMG, mas o Bradesco está dificultando a realização, que, aliás, é um direito meu. Sérgio de Oliveira Santos, Rocha, São Gonçalo

Informamos que encaminhamos correspondência para o cliente com as devidas explicações. Agradecemos a oportunidade de prestar estes esclarecimentos e permanecemos à disposição. Assessoria de Imprensa Bradesco

Dúvidas frequentes - Luciana Gouvêa, advogada

Uma dúvida muito comum dos consumidores é o que é passível de indenização e o que configura dano moral e material? Quando há alguma situação em que uma ação ou omissão causou prejuízo a quem quer que seja, esse é o caso de ser requerida indenização por dano moral e/ou material.

O dano material é facilmente calculado porque trata dos prejuízos materiais em decorrência de algum prejuízo causado a outrem, ou a uma instituição, danos que possam ocasionar, por exemplo, a perda de algum bem, a falta de dinheiro e horas sem trabalho, já o dano moral diz respeito à dor psicológica (emocional) que a ação, omissão, negligência ou imprudência praticadas causaram a uma pessoa, um grupo ou empresa, portanto não pode ser medido, mas pode ser atribuído de acordo com a gravidade e a intensidade da emoção sentida por quem sofreu o dano.

No dano moral são várias as determinações da lei que possibilitam indenização: utilização da imagem sem consentimento; venda de produtos defeituosos; ferimento grave causado; ofensa à honra e condenação judicial de uma pessoa por erro.

 

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