Por O Dia

Você tem o hábito de fazer pesquisa de preços antes de comprar um produto? Em razão da crise econômica, boa parte das famílias mudou alguns hábitos e inseriu a pesquisa de preços antes de finalizar uma compra. A informação está em uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Banco Central. Segundo o levantamento, 59% do consumidores entrevistados passaram a pechinchar.

O aperto nas contas acabou deixando uma lição para muitos brasileiros que perceberam o quanto é importante ter uma vida financeira mais controlada. Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, pesquisar preços, repensar gastos, avaliar se realmente é necessário adquirir um determinado produto ou mesmo o simples fato de pedir desconto nas compras são atitudes que contribuem para uma gestão eficiente do orçamento e evitam ficar no vermelho.

Cadê a encomenda?

Comprei no dia 15/12/2018, um relógio no Submarino para dar de presente de Natal. Eles avisaram que os Correios tinham acusado a entrega da mercadoria no dia 21/12/2018. Acontece que além de não receber a mercadoria, soube pelos Correios que o recibo de entrega foi assinado por uma pessoa que não é o zelador e nem reside no prédio. Edmundo José Santos Pinheiro, Tijuca – Rio de Janeiro

O Submarino.com entrou em contato com o cliente Edmundo e está tratando o caso. Assessoria de Imprensa Submarino.com

Ar que não gela

No dia 20/12/2018 comprei um ar condicionado modelo Springer. Após a entrega que ocorreu em 27/12 e por ser feriado de fim de ano, optei por fazer a instalação em 03/01/2019 e para minha surpresa o ar não gela direito e faz um barulho horrível. Marcos Romeiro da Silva, Parque Lafaiete – Duque de Caxias

O Serviço de Atendimento ao Consumidor entrou em contato com assistência técnica autorizada para resolver o problema. No dia 01 de fevereiro a empresa esteve na casa do cliente fez os reparos necessários e deixou o equipamento funcionando corretamente. Assessoria de Imprensa Midea

Problema resolvido!

Quero agradecer ao Reclamar Adianta por me ajudar na situação junto ao Extra Supermercado. Devido a um erro de digitação da funcionaria não consegui ter a minha nota fiscal de compra e graças à rapidez no atendimento pelo pessoal do Reclamar Adianta eu recebi a nota fiscal por e-mail com o nome certo. Muito obrigado e parabéns pelo incrível serviço que vocês fazem. Flávio Duarte, Rio Acima - Minas Gerais

Frescão sem ar

No dia 29/01 o carro B32600 da linha 2305, Castelo x Jardim América, da empresa Pavunense saiu do ponto final na Rua Araújo de Porto Alegre sem ar condicionado. Este ônibus não possui janelas e a passagem custa R$12,00. Acho um desrespeito com o cliente. Marcus Thadeu Barcellos - Vigário Geral, Rio de Janeiro

A Viação Pavunense esclarece que o ônibus citado não faz parte da frota que atende regularmente à linha 2305. O veículo foi utilizado em caráter extraordinário em substituição a outro coletivo para não criar irregularidade na frequência da linha. O serviço já está normalizado. Assessoria de Imprensa Rio Ônibus 

Dúvidas frequentes - Thiago Carregal, Carregal Advogados - Especialista em direito civil

Thiago Carregal - Carregal Advogados - Especialista em direito civil - Luiz Valmont

A maioria dos consumidores, quando tem intenção de viajar, busca sites especializados que oferecem pacotes incluindo passag em e hosped gem.

"Pesqui e muito bem o local para onde pretende viajar, faça comparações de preços entre vários sites ou agências, busque informações e boas referências do site ou empresa de turismo onde se pretende adquirir o pacote", orienta Thiago Carregal, especialista em direito do consumidor. Ao decidir o local e o pacote, leia minuciosamente os termos do contrato que devem estar redigidos de forma clara e ser de fácil entendimento ao consumidor. Além disso, é importante ficar atento aos serviços ofertados na descrição.

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