Muitos beneficiários entram na Justiça para que o INSS pague algum valor devido a erros de cálculo, ou devido a demora na concessão de benefícios. Quando sai a decisão judicial, os beneficiários recebem os valores em lotes. Agora, a Justiça liberou um lote de mais de R$2 bilhões para pagamento de atrasados de aposentadorias, pensões, auxílios-doença e outros benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os depósitos dependem do cronograma de cada Tribunal Regional Federal (TRF). Ao decorrer do texto, você consegue consultar qual TRF correspondente a sua região.
É preciso esclarecer que os valores pagos agora são equivalentes às Requisições de Pequeno Valor (RPVs), que correspondem aos processos que não ultrapassam 60 salários-mínimos, ou R$84.720 no ano de 2024.
Apenas os beneficiários com processo finalizado podem receber o lote mensal de RPV. Em outubro, recebem aqueles que, além de processos de até 60 salários-mínimos, tiveram a ordem de pagamento emitida até o mês de setembro.
A consulta deve ser feita no site de cada TRF, com os dados do beneficiário e do processo. O prazo para depósito em conta é de até dois meses após a decisão judicial. Em seguida, você pode consultar qual o TRF da sua região:
TRF da 1ª Região (sede no DF, com jurisdição em: DF, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP)
TRF da 2ª Região (sede no RJ, com jurisdição no RJ e ES
TRF da 3ª Região (sede em SP, com jurisdição em SP e MS)
TRF da 4ª Região (sede no RS, com jurisdição em: RS, PR e SC)
TRF da 5ª Região (sede em PE, com jurisdição em: PE, CE, AL, SE, RN e PB)
TRF da 6ª Região (sede em MG, com jurisdição em MG)
Para saber mais informações sobre o INSS, economia e finanças, você pode me acompanhar no meu canal no YouTube João Financeira e meu perfil no Instagram @joaofinanceiraoficial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.