Andreia Calçada DIVULGAÇÃO

Minha ex-cônjuge tem feito comentários negativos sobre mim para nosso filho e dificultado minhas visitas, mesmo com um acordo judicial de convivência estabelecido. Quais provas posso apresentar ao juiz para comprovar a prática de alienação parental e quais medidas podem ser tomadas para proteger o vínculo com meu filho?
Jorge Luis, Maricá.

A alienação parental afeta a todos os envolvidos, com consequências profundas e duradouras. De acordo com a psicóloga clínica e jurídica Andreia Calçada, o genitor alienador se torna prisioneiro de um jogo destrutivo, em que o maior prejudicado é justamente quem menos tem recursos para se defender: a criança.
Andreia ressalta que o impacto em cada um – pai, mãe e filhos – e na família como um todo pode até ser tratado, mas nunca será totalmente superado. “As perdas são irreparáveis”, afirma. Para a produção de provas em casos de alienação parental, a psicóloga orienta que tente gravar o que a criança conta sobre a alienação parental, mas sem fazer perguntas sugestivas e diretivas. “Nesse tipo de situação, buscar que a criança não perceba que está sendo gravada, porque isso pode estressá-la, podendo prejudicá-la emocionalmente. Essas provas são muito importantes para comprovar a alienação parental”, finaliza.
A alienação parental não é apenas uma disputa entre adultos: é um problema que compromete o bem-estar e o futuro das crianças, deixando marcas difíceis de apagar, salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.