Renata Bento Divulgação

A mãe do meu filho tem dificultado minhas visitas e o menino começou a dizer que não quer me ver, mesmo sem motivo. Suspeito que ela esteja manipulando a criança. Como posso provar alienação parental e o que a Justiça pode fazer nesses casos?
João Santos, Ilha do Governador.

Quando os pais se separam, a criança tem direito à convivência com ambos. Mas, em alguns casos, esse direito acaba sendo prejudicado, principalmente quando um dos responsáveis tenta afastar o filho do outro — situação conhecida como alienação parental, uma forma de violência psicológica que pode gerar sérios danos emocionais.
De acordo com a psicanalista e perita em Vara de Família, Renata Bento, quando não há acordo entre as partes, é necessário recorrer à Justiça para proteger o direito da criança. O juiz poderá adotar medidas como alterar o regime de guarda — e, em casos mais graves, até transferir a guarda para o outro genitor. Também pode ser determinado acompanhamento psicológico para os pais e para a criança, além de estabelecer visitas supervisionadas.
“Para comprovar a alienação, é fundamental reunir provas: conversas, mensagens, prints, áudios, relatos de testemunhas e até documentos que demonstrem o impedimento da convivência. Avaliações psicológicas feitas por peritos do próprio Judiciário também costumam ser decisivas”, reforça a especialista.
O fim da relação dos pais não pode significar o fim da presença de um deles na vida dos filhos,salienta o advogado Átila Nunes do serviço www.reclamar adianta com br. O atendimento é gratuito pelo e-mail jurídico@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.