Alexandre Dantas é o coordenador-técnico de vôlei do Flamengo - fotos Reprodução Fla TV
Alexandre Dantas é o coordenador-técnico de vôlei do Flamengofotos Reprodução Fla TV
Por ANA CARLA GOMES

Campeão da Superliga feminina na temporada 2000/2001, com um elenco que tinha Virna e Leila, o Flamengo sonha com a volta à elite do vôlei brasileiro. Para isso, o clube já decidiu que terá um time feminino para a disputa da Superliga B, prevista para o segundo semestre.

"A filosofia de montagem da equipe será bastante conservadora, dada a necessidade de confrontar, de um lado, um orçamento justo, consequente de um esforço grande do clube para voltar à elite, e, do outro, o ousado objetivo de ascender à Superliga principal logo no primeiro ano", afirma Alexandre Dantas, coordenador-técnico do vôlei rubro-negro.

Ele explica qual será o perfil das jogadoras: "O foco inicial será o aproveitamento do máximo de atletas possível oriundas da base. Num segundo momento, tentaremos trazer atletas que já tiveram passagem pela base do clube e que, no momento em que estavam com idade para ingressarem à categoria principal, o clube ainda não tinha um projeto de continuidade, como o que tem agora. E, para fechar o elenco, após mapear o mercado, o que já está sendo feito tanto na Superliga A quanto na B, é tentar ser 'cirurgicamente assertivo' nas contratações de atletas mais experientes que estejam disponíveis."

Alexandre Dantas diz ainda o que significa a retomada do vôlei feminino no clube: "Voltar à Superliga principal representa devolver à história do vôlei ao lugar de onde jamais o vôlei do clube deveria ter saído". Ele destaca craques que já passaram pela Gávea: "Além do momento histórico representado pela vitória da Superliga feminina em 2000/2001, merecem registro os títulos estaduais, nacionais e continentais da época de Isabel, Jaqueline & Cia, bem como de muitos times masculinos que foram representativos ao longo da história do clube. Estar entre os melhores e ser pilar de excelência estão no DNA do Flamengo".

O novo time feminino de vôlei do Flamengo faz parte de um projeto do clube chamado "Inspiração 2020/24 - Ídolo gera craque feito em casa". O objetivo é que todas as modalidades olímpicas do Rubro-Negro passem a ter atletas de alto rendimento com a proposta de inspirar os jovens atletas do clube. 

Você pode gostar
Comentários