A seleção brasileira conquistou vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018 pela sétima vez seguida ao vencer México por 2 a 0, em Samara. Foto  André Mourão / MoWA Press - André Mourão / MoWA
A seleção brasileira conquistou vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018 pela sétima vez seguida ao vencer México por 2 a 0, em Samara. Foto André Mourão / MoWA PressAndré Mourão / MoWA
Por Herculano Barreto Filho

Rio - A relação entre o futebol e o setor está cada vez mais próxima no país. A JLT, corretora de seguros e resseguros, negocia uma apólice específica com quatro clubes brasileiros. Se firmado, o acordo irá obrigar a seguradora a bancar o salário de jogadores lesionados, preservando o clube de prejuízos milionários, que costumam ocorrer quando um atleta de ponta fica fora dos gramados enquanto se recupera. A informação foi revelada com exclusividade pela coluna.

Há pelo menos outras duas empresas em atuação no universo esportivo. A subsidiária da Prudential, por exemplo, administra um contrato firmado com a CBF. A iniciativa garante direito a coberturas para cerca de 12 mil atletas com contratos ativos vinculados à entidade máxima do futebol no país. A apólice garante aos beneficiários cobertura por morte ou invalidez.

A seguradora também mantém seguros individuais com atletas brasileiros de outras modalidades. Em cada três profissionais de alta performance segurados pela Prudential, dois são jogadores de futebol. O número é significativo, já que a empresa possui 366 atletas na sua carteira de clientes.

ATLETAS NO BRASIL E NO EXTERIOR

Entre eles, 47 atletas atuam em clubes do exterior e 82 estão em equipes da série A do Campeonato Brasileiro. Mas não há só clientes na elite do futebol. Cerca de 70 dos clientes da Prudential atuam nas séries B, C e D do Brasileirão. E outros 33 profissionais da bola estão desempregados, segundo levantamento feito pela própria empresa a pedido da coluna.

Carlos Guerra, vice-presidente de Vida em Grupo da Prudential do Brasil, reforça a importância desse tipo de seguro para jogadores de futebol. "Os atletas se arriscam e trabalham os limites do corpo com o objetivo de vencer e desafiar recordes, além de terem uma carreira geralmente mais curta", argumenta.

ASSISTÊNCIA 24 HORAS

No ano passado, a Sompo Seguros S.A., que integra o Grupo Sompo Holdings, lançou um seguro de vida desenvolvido para atender especificamente as necessidades dos jogadores de futebol em atuação no país. O produto oferece cobertura por invalidez total por acidente, desenvolvida para atletas profissionais. O seguro também conta com serviços de assistência 24 horas. "O seguro atende a uma janela de oportunidade existente no mercado futebolístico", garante Edglei Monteiro, diretor de Seguro de Vida da empresa. O seguro pode ser contratado por clubes de futebol ou investidores.

Você pode gostar
Comentários