Por tabata.uchoa
Publicado 02/06/2013 19:01 | Atualizado 02/06/2013 19:15

Rio - Fado, bacalhau, azeite e vinho. Se essas são as primeiras coisas que lhe vem à cabeça ao pensar em Portugal, você não está enganado. O país realmente é referência nesses tópicos. Mas os lusitanos querem nos mostrar que sua cultura vai muito além. Por isso, o Palácio São Clemente, residência do cônsul português em Botafogo, abre suas portas com a exposição digital ‘Escolha Portugal’, com a intenção de atualizar a nossa visão sobre o que há hoje em dia em terras lusitanas.

Salão principal do Palácio São Clemente%2C residência do cônsul português%2C em Botafogo%2C onde acontece a exposição digital ‘Escolha Portugal’%2C diariamente%2C até o dia 9 Divulgação


“A percepção dos brasileiros sobre o nosso país está defasada”, constata Carlos Moura, diretor da realizadora do evento, a Agência para o Investimento e Comércio Externo do Governo de Portugal (AICEP). “Queremos mostrar o que temos de novo na área de turismo, moda, gastronomia, música e tecnologia”, completa Carlos.

‘Escolha Portugal’ é também uma oportunidade para conhecer o palacete construído em 1961, nos moldes de uma tradicional residência portuguesa do século 18. Entre as novidades da cultura portuguesa estão o desfile de moda produzido pelo estilista Diego Miranda, que acontece na próxima sexta, e batalha de DJs com Tiago Trovão, Valladares e Battle, que encerra a mostra no dia 9.

Diariamente, estarão disponíveis cenários virtuais de pontos turísticos como o Santuário de Fátima, em 3D, e da capital Lisboa, em imagens 360°. Em uma biblioteca também virtual, os visitantes podem baixar clássicos da literatura lusitana como ‘Mensagem’, de Fernando Pessoa, e ‘Os Maias’, de Eça de Queiroz. Jogos interativos, espalhados por totens encontrados nas salas da exposição, também complementam a mostra.

“Não queremos que essa experiência fique presa entre as paredes do Palácio”, diz Moura. “A imagem de um país é a soma de todas essas frentes: moda, turismo, culinária, entre outros”, completa o português Miguel Caeiro, diretor de marketing da agência The Street, produtora da mostra.

Ressaltando como o intercâmbio entre os países é importante na quebra de estereótipos, Miguel dá um exemplo pessoal: “Estou maravilhado com o Brasil. Moro aqui há três anos. Antes disso, tinha outra ideia daqui”. Carlos, que também é português, é mais específico: “Lá fora, o estereótipo do Brasil se resume em Rio, mulheres bonitas e caipirinha”.

A programação da mostra

QUANDO E ONDE
Diariamente, até o dia 9 de junho, das 10h às 18h, o Palácio São Clemente (Rua São Clemente 424, Botafogo) abrirá suas portas com a exposição digital ‘Escolha Portugal’, que apresenta aos brasileiros o que há de novidade na cultura lusitana.

O QUE VAI ENCONTRAR
Os visitantes podem conferir cenários de pontos turísticos portugueses em 3D, como o Santuário de Fátima; uma biblioteca virtual com clássicos da literatura do país, disponíveis para download gratuito em QR Code; jogos interativos; video-walls e outras inovações tecnológicas.
COMO PARTICIPAR
A mostra é gratuita, mas para participar é preciso se inscrever no site www.escolhaportugal.com.br ou pelo stand do evento, no Botafogo Praia Shopping (Praia de Botafogo 400, Botafogo).

EVENTOS PARALELOS
Amanhã, às 16h, a empresa internacional YDreams debate o tema tecnologia. Quinta, às 16h, tem palestra sobre o turismo português. Um desfile de moda, produzido pelo estilista português Diogo Miranda, acontece na sexta, às 20h. Para encerrar, no domingo, às 20h, os DJs Battle, Maurício Valladares e Tiago Trovão fazem batalha de DJs.

Você pode gostar