Rio - O escritor francês Patrick Modiano foi nomeado nesta quinta-feira para o Prêmio Nobel de Literatura 2014, anunciou a Academia Sueca. O júri outorgou o prêmio ao francês "pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais incompreensíveis e descobriu o mundo da ocupação nazista da França".

Modiano nasceu em 1945 em Boulogne-Billancourt, nos arredores de Paris, filho de um homem de negócios e uma atriz. Estudou no Liceu Henri-IV da capital francesa, onde teve como professor de geometria Raymond Queneau, um escritor que desempenharia um papel decisivo em sua futura carreira. Sua estreia no mundo da literatura remonta a 1968 com o romance "La Place de L'étoile" e seu último livro chegou às livrarias este ano sob o título de "Pourquoi Tu Ne Te Perdes Pas Dans le Quartier".
Suas obras, segundo o júri, se centram "na memória, no esquecimento, na identidade e na culpa", com Paris como palco de muitos de seus livros. Com frequência seus relatos se constroem sobre fatos autobiográficos ou fatos relacionados com a ocupação nazista da França. Em algumas ocasiões, extrai material de entrevistas, artigos de periódico ou notas que foi acumulando durante anos. "Un Pedigree" é a obra que melhor reflete, segundo a Academia Sueca, seus traços autobiográficos. Modiano é autor também de livros infantis e roteiros cinematográficos.
Confira os últimos vencedores do prêmio:
2013 - Alice Munro (Canadá)
2012 - Mo Yan (China)
2011 - Tomas Tranströmer (Suécia)
2010 - Mario Vargas Llosa (Peru)
2009 - Herta Müller (Romênia)
2008 - Jean-Marie Gustave Le Clézio (França)
2007 - Doris Lessing (Reino Unido)
2006 - Orhan Pamuk (Turquia)
2005 - Harold Pinter (Reino Unido)
2004 - Elfriede Jelinek (Áustria)
2003 - John Coetzee (África do Sul)