Por gabriela.mattos
Rio - Cantora, compositora e ilustradora, Mallu Magalhães, 23 anos, chegou a pensar em estrear na literatura com um livro de crônicas para adultos, lado a lado com seu primeiro livro infantil, ‘Juju Bacana’ (Ed. Jaboticaba/Matrix, 32 págs., R$ 21,90) com aquarelas e versos da cantora. E que surge numa parceria com a marca infantil Green, que lhe fez o convite para o livro.
Mallu Magalhães escreve e ilustra seu primeiro livro infantilDivulgação

“Tenho pouco tempo disponível e todo meu tempo é para a música”, diz por e-mail a cantora, casada com o cantor e compositor Marcelo Camelo e grávida do primeiro filho do casal (assunto sobre o qual ela preferiu não falar durante a entrevista). Com ou sem tempo, ela dá um jeito de incluir sempre o desenho em sua rotina. “O fato de ser portátil faz com que seja uma prática criativa amiga do viajante. Estou viajando a maior parte do tempo”.

No livro, Juju (que Mallu diz não ter sido inspirada em nenhuma criança em especial) é uma menina que faz aniversário e começa a bolar uma festa. Quando criança, Mallu adorava festas. “Como faço aniversário um dia depois da minha irmã, as festas eram sempre juntas. Lembro de uma com a temática de Halloween em que colamos uma aranha de plástico em cada convite”, recorda.

Entre as referências que Mallu usou para ilustrar o livro, está Bill Watterson, criador da tira ‘Calvin & Haroldo’, além das linhas simples das histórias de Mauricio de Sousa. “E gosto muito da ilustração clássica, aquelas lindas pinturas que ocupam as páginas inteiras, como as do Jerry Pinkey”.