Por gabriela.mattos
Festival de filmes esportivos ocupa OdeonDivulgação

Rio - A menos de um ano das Olimp√≠adas, o Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro ‚ÄĒ Odeon sedia a partir de hoje o Festival Internacional de Filmes de Esporte. Este ano, o Festival tem como tema os Jogos Ol√≠mpicos e Paral√≠mpicos, com filmes de interesse n√£o apenas para os fan√°ticos em esporte, mas tamb√©m para os admiradores de cinema em geral.

A come√ßar pelo filme de abertura, ‚ÄėBounce‚Äô, no original em ingl√™s, que recebeu a did√°tica tradu√ß√£o ‚ÄėO Quicar da Bola: Como Ela Ensinou o Mundo a Jogar‚Äô. Dirigido pelo norte-americano Jerome Thelia, o filme assume ares de tratado social e antropol√≥gico ao abordar o fasc√≠nio da bola desde os primatas at√© a era dos midi√°ticos esportes contempor√Ęneos.
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Egresso da publicidade, o diretor consegue estabelecer um bom n√≠vel de comunica√ß√£o com o p√ļblico desde as primeiras sequ√™ncias, mostrando como a intera√ß√£o com a bola faz parte da aproxima√ß√£o entre macacos, c√£es e golfinhos at√© chegar aos humanos.
A abordagem não se restringe a um esporte e inclui um artista performático, capaz de fazer da interação com os objetos esféricos uma forma de arte que vai do puro malabarismo até uma sofisticada composição de ritmos e sons. As diferenças culturais esportivas também são questionadas, rendendo momentos de sutil humor ao mostrar a incapacidade dos americanos de entender a nossa paixão nacional: o futebol. Na visão deles, um jogo sem graça que pode até acabar sem vencedores. Coitados.
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Outro destaque √© ‚ÄėGlance Up‚Äô, de Oriol Mart√≠nez e Enric Ribes, muito bem traduzido para ‚ÄėOlhe Para Cima‚Äô, incr√≠vel document√°rio sobre o atleta catal√£o John Pahisa, de apenas um metro de altura. John √© um ex√≠mio jogador de pingue-pongue que pratica outros esportes com desenvoltura impressionante, dentre os quais, acreditem, basquete. Os cineastas acompanham seu cotidiano numa competi√ß√£o, sublinhando seu admir√°vel exemplo de supera√ß√£o f√≠sica e social.
‚ÄėBounce‚Äô e ‚ÄėGlance Up‚Äô s√£o apenas dois exemplos da riqueza deste festival, que al√©m do evidente apelo esportivo, com filmes sobre competi√ß√Ķes oficiais, como as Olimp√≠adas de Londres, e esportes radicais, aponta para as diversas possibilidades pl√°sticas e, sobretudo humanistas, que s√≥ o recorte cinematogr√°fico de qualidade √© capaz de proporcionar. Assim, claro, como o esporte.
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