Por gabriela.mattos
Ajudar o próximo é o melhor programa do Natal. Siga o exemplo das celebridades que doam amor%2C tempo e dinheiro a quem precisaMárcio Mercante / Agência O Dia

Rio - Natal é época de confraternização e de lembrar do próximo. Por isso muitos artistas usam sua imagem pública para dar exemplo de solidariedade. Você pode não ser famoso, ou nem ter dinheiro, mas nada impede você de doar um pouco do seu tempo e disposição para abraçar causas interessantes e ajudar outras pessoas, como vários dos famosos fazem não apenas durante as festas mas também no decorrer do ano.

“Sou aberta a quem me pede e nunca falo não”, diz a atriz Juliana Silveira, que auxiliou entidades como o Retiro dos Artistas e hoje doa para o Pró-Criança Cardíaca, que ajuda por mês 120 crianças. Juliana diz que doar é um hábito de família, que ela passa para o filho Bento, de 4 anos. “Lá em casa sempre vi minha mãe e meu pai fazerem rifas, chás beneficentes...”, recorda a atriz.

Entre as mais ativistas estão Cleo Pires e Dira Paes. A filha de Glória Pires montou um projeto social de cinema no Vidigal, o Oi Cine Vila Vidigal, e ajuda também organizações como a Casa ArteVida (que promove a educação em áreas pobres da região de Guaratiba), a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio e a Ampara (de proteção a animais abandonados). E é madrinha do projeto Jovens Agentes Ambientais, realizado no Museu de Inhotim, em Brumadinho (MG), e que oferece educação ambiental.
Já Dira é diretora-suplente da ONG Humanos Direitos, na luta contra o trabalho escravo.

“É difícil você ser artista e não se colocar como um cidadão”, conta a atriz. Enquanto Dira ajuda ONGs, Lázaro Ramos montou o Ler É Poder, para arrecadar livros e montar bibliotecas comunitárias em bairros carentes de Salvador (BA).

A atriz Giovanna Antonelli, a malvada Atena de ‘A Regra do Jogo’, mostra sua bondade nos bazares beneficentes que organiza. O dinheiro vai para instituições. “Acho que o mínimo que a gente pode fazer é pensar nas outras pessoas. É a tal da corrente do bem que se multiplica”, alegra-se a atriz.

A funkeira Anitta leu cartinhas que foram enviadas a Papai Noel, por meio do projeto Papai Noel dos Correios, e atendeu a todas que pediam CDs e kits seus. “Ih, depois que falei isso para O DIA vai chover cartinha em 2016”, brinca. Também doou roupas e brinquedos para projetos da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, onde desfila ano que vem.

Marina Ruy Barbosa, a Eliza de ‘Totalmente Demais’, distribuiu presentes no Instituto Ronald McDonald, que cuida de crianças e adolescentes com câncer, no Rio. E Fernanda Souza doou a bilheteria da última noite da peça ‘Meu Passado Não Me Condena’, no Teatro Fashion Mall. “Meu Natal vai ser mais feliz sabendo que eu vou fazer muitas pessoas felizes com essa ação”, diz a atriz.

AJUDE VOCÊ TAMBÉM

AMPARA ANIMAIS ABANDONADOS: Conheça o site da organização que acolhe animais abandonados em www.amparanimal.org.br.

CASA ARTE VIDA — O site da associação é www.casaartevida.org.br. O endereço é Rua Pedra do Indaiá 29, Capoeira Grande, Guaratiba (3305-1653).

JOVENS AGENTES AMBIENTAIS — Saiba mais sobre como apoiar o projeto que forma agentes ambientais no site do museu Inhotim: www.inhotim.org.br/apoie/patrocine/patrocine.

LER É PODER — Para saber mais, doar livros e descobrir como ajudar a instituição, é só procurar a Rosania Sacramento no [email protected]

MOVIMENTO HUMANOS DIREITOS — As informações sobre o que é a ONG e como buscar uma filiação estão no site www.humanosdireitos.org.

PIMPOLHOS DA GRANDE RIO — Conheça o projeto da escola de samba mirim da Grande Rio em pimpolhos.org.br. O barracão da agremiação fica na Avenida Rodrigues Alves 733, fundos, Santo Cristo (2671-3442).

PRÓ-CRIANÇA CARDÍACA — O site da associação que assiste a crianças com problemas cardíacos é www.procrianca.org.br. E o endereço: Rua Dona Mariana 40, Botafogo (3239-4500).

RETIRO DOS ARTISTAS — A instituição acolhe artistas idosos que passam por dificuldades financeiras e não têm onde morar. Conheça mais sobre o trabalho no site: www.retirodosartistas.org.br. Rua Retiro dos Artistas 571, Pechincha, Jacarepaguá (3382-3730).

INSTITUTO RONALD MCDONALD — Ajuda crianças e adolescentes com câncer. Site: http://institutoronald.org.br/ 
Rua Pedro Guedes 29, Maracanã (2176-3800).

Você pode gostar