Mais Lidas

Flávio Ricco: A importância dos grupos de discussão de novela

‘Sol Nascente’ foi uma novela antes e começa a ser outra depois, após a realização deste encontro

Por tabata.uchoa

Rio - Duas novelas da Globo, atualmente em cartaz, têm demonstrado a importância dos grupos de discussão e como eles podem nortear os trabalhos dos diversos autores. ‘Sol Nascente’ foi uma novela antes e começa a ser outra depois, após a realização deste encontro que se tornou rotineiro e imprescindível para o direcionamento de qualquer trabalho. A sugestão de investir mais em romance e ação, imediatamente acolhida, passa a se refletir nos índices de audiência.

E exatamente o mesmo se deu com ‘A Lei do Amor’. A partir de um determinado momento, o foco se fechou naqueles personagens que mais tinham condição de fazer a novela andar e chegar ao estágio em que está. ‘A Lei do Amor’, como fórmula e acabamento, tem tudo que o público espera e gosta de encontrar. Exemplos que relevam a importância dos grupos de discussão e só aumentam nossa surpresa ao saber que em outras emissoras, fora a Globo, eles não são levados com a mesma consideração.

PRIMEIRO ISSO

Xuxa e Record têm mais é que se preocupar em montar um bom programa, algo que realmente ela se sinta bem em fazer e o público aceite, do que ficar priorizando mudança de dia. Está se cometendo o mesmo erro da velha história de trocar o sofá da sala.

SORTE DA RECORD

‘Escrava Mãe’, em cartaz na Record, foi inteiramente gravada muito antes da sua exibição. Veio com o pacote pronto. Está dando audiência, muito pelo trabalho de toda a sua equipe, mas é um exemplo que não é recomendado.

PRÓXIMA ATRAÇÃO

Em substituição a ‘Escrava Mãe’, a Record vai colocar a reprise de ‘Escrava Isaura’. Só que ‘Belaventura’, prevista para entrar depois das duas, tem seu início de gravações programado para janeiro. Quando estrear, certamente, também já estará totalmente gravada. Isso é que jogar com a sorte ou gostar de viver perigosamente.

MUNDOS DIFERENTES

A partir da instalação da Record Rio, no antigo RecNov, passando a dividir espaço com a Casablanca, percebe-se que as duas empresas têm maneiras bem diferentes de administrar. Enquanto uma tem normas muito duras, a outra é mais flexível. Algo um tanto esquisito para todos que trabalham no mesmo lugar.

CAMPEÃO DE VENDAS

A Record vai fechar 2016 no azul, para alegria da sua direção. Aliás, um dos produtos mais festejados é o programa do Fábio Porchat, lançado com boa audiência e que também se transformou em sucesso comercial.

A PROPÓSITO

Fábio Porchat saiu de férias na Record e só voltará ao ar em março. De acordo com a Eyeworks, responsável pela sua realização, em linhas gerais o formato seguirá sendo o mesmo, mas com algumas pequenas inovações.

'NOVO MUNDO'

Depois da ‘Malhação’ e uma participação bem importante em ‘Verdades Secretas’, o nome de Agatha Moreira passou a aparecer com frequência na lista de reservas dos autores da Globo. Nem bem encerrou sua participação em ‘Haja Coração’, ela já foi confirmada em ‘Novo Mundo’, próxima atração do horário das 6

A PROPÓSITO 2

Agata foi escolhida para o papel de Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. ‘Novo Mundo’, de Alessandro Marson e Thereza Falcão, será uma novela de época, o que tem exigido do elenco receber aulas de História do Brasil. Se Caio Castro foi até Portugal para se familiarizar melhor com D. Pedro I, Leo Jaime será D. João VI.

FÓRMULA

A exemplo do que aconteceu no começo deste ano, agora no começo de 2017 os elencos do ‘Saia Justa’ e ‘Papo de Segunda’ serão misturados numa série de nove programas no GNT. A ideia, na sua primeira vez, deu resultados bem Interessantes.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia