Por marlos.mendes

Rio - Para uns, a segunda mãe. Para outros, uma cobra. Boa ou ruim, a sogra é figura presente na vida de quase todo mundo que encontrou sua cara metade. E 28 de abril é o Dia da Sogra. A efeméride foi criada em 1958 pelo presidente Juscelino Kubitschek, uma homenagem mais do que merecida.

28 de abril é o Dia da SograReprodução Internet

Na época, os servidores federais enfrentavam atrasos no pagamento de salários. E na hora do aperto, quem é que dava aquela força no orçamento doméstico? A sogra, é claro. "Se salvava quem tinha sogra, ou seja, quem tinha algum amparo", explica o professor e historiador Oswaldo Munteal, da PUC-Rio

Juscelino rendeu homenagem a quem segurava as pontas — e as contas — no fim do mês. "É uma data simbólica, as sogras eram convocadas a acolher os genros", afirma o professor, que, aliás, diz adorar a dele.

No imaginário popular, a figura da mãe da esposa ou do marido é tema de uma infinidade de piadas, nem sempre elogiosas. "Gosto da minha sogra como de cerveja: gelada e em cima da mesa", diz uma das mais conhecidas. E de músicas, como "O Bingo", sucesso na voz do sambista Dicró: "Vou fazer um bingo/Lá na casa da vovó/O premio é minha sogra/Sai numa pedra só".

Nos palcos e na telinha, os humoristas usam a figura da sogra como inspiração. Para celebrar a data, O DIA convidou alguns comediantes para contarem histórias sobre as homenageadas de hoje, algumas reais.

Confira o resultado!

Marcelo Marrom, humorista


Maíra Charken, atriz e comediante


Sil Esteves, atriz e humorista


Cezar Maracujá, dos canais 'Parafernalha' e 'Ixi'


Paulo Vieira, do 'Programa do Porchat'


E você? Como vai homenagear sua sogra nesta sexta-feira? Deixe seu relato ou piada nos comentários



Reportagem do estagiário Caio Bellandi

Você pode gostar