Por luana.benedito
Sophie Charlotte critica a cobrança para seguir padrões estéticos e perder pesoMaurício Fidalgo / TV Globo

Rio - Um amor que enfrenta barreiras e que suporta até a morte. Assim como em ‘Os Dias Eram Assim’, Sophie Charlotte acredita que existe amor tão forte quanto o experimentado pela sua personagem, a libertária Alice, por Renato (Renato Góes). “Claro! Eu acredito no amor. E o amor se manifesta de inúmeras e infinitas maneiras. Eu não duvido de nenhuma história. Acho que a gente tem que partir do ponto de acreditar na história para poder contá-la. Eu acredito no amor, na paixão, eu vivo isso. Todo mundo que tem uma história de amor vive como a única e maior de todas. Claro que comigo também”, conta a atriz, de 27 anos. 

Na história de Angela Chaves e Alessandra Poggi, Renato será dado como morto, e Alice não deixará de pensar no amado um minuto sequer. A recíproca será verdadeira. Mas anos depois, ambos se reencontram já casados e com a vida estruturada. “Acho lindo o encontro, o reencontro então, que tem aquela paixão acumulada, que guarda esses anos todos”, derrete-se, romântica.

TRABALHO E FILHO BEBÊ

Casada com Daniel de Oliveira — que na novela interpreta Vitor, o ex de Alice, que aproveita a ausência do rival para reconquistar a amada —, Sophie está radiante com o retorno à TV depois de dar à luz Otto, filho do casal. “Não é fácil, mas é o que eu amo fazer. O Otto está com um ano. Ele também já está buscando a independência dele. Mas é claro que não é a coisa mais fácil nem mais simples do mundo. É um ano de simbiose e mistura, entrega total e amamentação, que continua”, confidencia.

A atriz explica que voltar ao trabalho e conciliar a rotina de mãe são uma forma bonita de mostrar ao herdeiro que ela tem sua carreira. “Todas as mulheres que têm filho passam por esse momento. Não é fácil, mas é necessário também. Estou fazendo com delicadeza e a proximidade da minha mãe e da mãe do Daniel e da cuidadora. Ele está amparado”, conta.

Além disso, o fato de ser mãe trouxe mudanças comportamentais no campo de trabalho. “Acho que a maternidade me trouxe essa vontade de viver o momento, cada cena, uma paciência diferente. Estou vivendo essas consequências positivas”, frisa.

CONTRACENAR COM O MARIDO

O fato de atuar ao lado do marido também tem um gosto especial. Eles se conheceram nos bastidores de ‘O Rebu’, em 2014, novela das 23h da Globo, em que interpretaram um casal apaixonado, mas tinha um fim trágico. Dessa vez, em ‘Os Dias Eram Assim’, é o personagem de Daniel que tem uma obsessão pelo de Sophie. Diferenças e dramaturgia postas de lado, o entrosamento entre a dupla era claro, e o romance fora da TV foi só uma questão de tempo. No fim de 2015, eles se casaram. “Tem sido o máximo porque ele é um grande ator, é o meu amor e é fácil. A gente conversa muito em casa, se admira e se respeita muito. Acho que isso é fundamental para a gente conseguir fazer certas cenas mais complicadas”, pondera a atriz.

Ela salienta que esse trabalho é instigante por inúmeras razões. “Depois de todo esse processo de ter um filho e passar um ano me reinventando como pessoa, eu pego um personagem que tem 18 anos e vive tudo pela primeira vez”, analisa. “Daqui a pouco, começa a segunda fase e eu tenho um grande desafio nesse sentido de amadurecer junto com a personagem, de mostrar a ação desse amadurecimento, empoderamento. Acho que a gente aprende muito com o passar dos anos e isso é maravilhoso. Claro que o frescor da juventude é lindo de ver, mas como a gente muda nossos pensamentos, posicionamentos, como a gente se reinventa, isso me interessa muito como atriz”, completa.

PADRÕES CHATOS

A boa forma da atriz não é fruto de nenhuma dieta, mas sim de uma reeducação alimentar. Durante a gestação, ela ganhou 20 quilos. “Foi maravilhoso, importante para eu ter o parto que tive, a história que eu tive. Acho muito chato essa questão que a gente vive hoje de números, de padrões, de que tem que ganhar tanto e perder em tanto tempo. Acho que a gente tem que se libertar disso principalmente nesse momento tão mágico e sagrado que é ter um bebê, que é a saúde, a sua e a do bebê, que está acima de qualquer coisa”, destaca. 

Sophie Charlotte como a personagem AliceMaurício Fidalgo / TV Globo

Como continua amamentando, Sophie busca alimentos mais naturais. Mas garante: “Comi bastante. Sou boa de garfo até hoje. Não sei quanto estou pesando. Não tenho balança em casa”, revela.

MANTENDO A FORMA

Bailarina formada, Sophie Charlotte garante não ser “tão praticante de mil exercícios” e conta que, quando tem tempo livre, faz aulas de pilates. “Com pouca regularidade no momento, porque estou gravando muito e tenho ficado com o Otto. Depende das prioridades que coloco. E para mim, tem sido curtir o Otto e a volta ao trabalho”, salienta.

ENTENDE OS PAIS

Filha de pai brasileiro e mãe alemã, a atriz lembra que na adolescência, assim como sua personagem na supersérie, também questionava seus pais. “Claro que quando se torna pai e mãe, você entende que seus pais estão tentando fazer o melhor e também estão no seu processo de evolução, de amadurecimento, de questionamento. A gente cobra dos nossos pais perfeição. Mas o que eles podem dar para a gente é muito amor e o melhor que podem oferecer. Você se desloca desse lugar só de filho para ser pai e filho, e entende melhor essa posição”, avalia.

DORMINDO COM O INIMIGO

Na próxima fase da supersérie, Alice estará casada com Vitor, e ele assumirá o filho que ela espera de Renato. Mas a personagem não está feliz e nem imagina que o companheiro é o responsável pela falsa morte do grande amor da vida dela, que depois de anos exilado no Chile, volta para o Rio de Janeiro. Ela sabe que o advogado tem pensamentos que não casam com os dela, mas ainda não enxerga nele o grande vilão da história.

“Isso acontece muitas vezes, a gente se envolve com as pessoas e não sabe quem elas são. A gente vai descobrindo lá na frente”, enfatiza.

Você pode gostar