Rio - No sábado, muita gente vai almoçar de olho grudado no SBT, já que ao meio-dia, a operação carioca da emissora estreia seu novo programa local, ‘Cozinheiro vs Chef’ , sob o comando de Isabele Benito. Ao lado dela, o cozinheiro Rubens Zerbinato, nascido e criado no Morro da Babilônia, que vai mostrar que o encontro entre a favela e o asfalto também dá uma mistura boa na cozinha, convidando um chef renomado por semana para uma “batalha de panelas”.
Durante os treze episódios da temporada, Rubens vai receber um chef para cozinhar algum prato típico da favela, numa cozinha dentro da comunidade. Tem o outro lado: Rubens vai ao restaurante do chef convidado para preparar algum dos pratos do menu, para os clientes da casa. No fim de cada apresentação, seis jurados vão avaliar os pratos e decidir quem ganhou o desafio.
Apresentadora do programa, Isabele Benito conta que sentiu um grande frio na barriga ao ser convidada para comandar o show. “Adoro gastronomia, mas o que me chamou mais a atenção em ‘Cozinheiro vs Chef’ foi a grande troca entre o Rubens e os convidados. Os desafios trouxeram muita informação, cultura e principalmente experiência, tanto para o cozinheiro como para o chef. Todos nós aprendemos. Torço para as câmeras conseguirem captar toda a emoção vivida nestes treze episódios”, conta.
Além do intercâmbio cultural, o programa também tem outro objetivo. Em cada desafio, é preciso conquistar um certo número de estrelas. A meta do cozinheiro é conquistar mais estrelas que os convidados e assim, ao final do programa, ser considerado um chef por excelência. E para a estreia, dois convidados especiais, velhos conhecidos de Rubens.
Ricardo Lapeyre, chef do restaurante Bistrot Lapeyre, trabalhou com o cozinheiro na cozinha de um famoso hotel carioca e foi desafiado a preparar um angu à baiana. “Adorei ter participado. Tem muita história bacana para contar. Tive uma série de dificuldades para fazer o prato, mas acabei dando um toque diferente”, explica Lapeyre. No final do programa, a surpresa. Entre os jurados, Rolland Villar, o grande ídolo de Rubens. “Foi emoção pura”, revela Ricardo.
‘Cozinheiro vs Chef’ também vai contar com a participação de nomes como Diogo Nogueira e Serjão Loroza.
Reportagem da estagiária Bruna Motta