Por luana.benedito
Lázaro Ramos Divulgação

Rio - Viajar pelo Brasil, conhecer as mais variadas histórias e se aproximar ainda mais do público brasileiro. Foi o que Lázaro Ramos buscou para apresentar em seu novo programa, 'Lazinho com Você', que estreia neste domingo na Globo. O ator conta o que sentiu ao se deparar com os 'causos' que encontrou por aí e o que o telespectador pode esperar do dominical. "Estamos buscando fazer um entretenimento que emocione, que seja humorado, mas que não perca sua relevância", afirma.

Foram sete mil quilômetros percorridos pelo Brasil afora, em dois meses de gravação. De coração aberto, Lazinho, como é chamado pelos íntimos, ganhou as ruas para conhecer, ouvir e viver pessoas. "As histórias mexem muito comigo, sabemos como os quadros vão começar, mas não sabemos como vão terminar", conta o apresentador.

Com seis quadros, a atração sempre começa com uma pergunta feita por Lázaro, a partir daí tudo vai se desenrolando. "As pessoas parecem ser uma coisa e se mostram outras. Uma situação que parecia triste acaba divertida, ou uma situação que até então parecia cômica, se torna emocionante. Isso modifica o seu olhar", enfatiza.

Mas como chegar em histórias tão diversificadas? "Fomos ao encontro das pessoas na internet, que foi o lugar que buscamos a criatividade e o talento de um monte de gente. Agora, fizemos essa 'saladinha' que é o programa, que tem quadros que criamos e preenchemos com a interação da internet e quadros que surgiram por causa da provocação das pessoas que interagiram com a gente".

Proximidade. Essa é a palavra que define 'Lazinho com Você' para o apresentador. "Acho importante falar disso, pois queremos estar próximos das pessoas. É um programa para provocar papo", diz.

Desafio

Não pense que essa é a primeira experiência de Lázaro Ramos como apresentador. O artista já comanda a atração 'Espelho', no Canal Brasil, há mais de dez anos, mas garante que 'Lazinho com Você' é diferente. "É um desafio, claro, mas é prazeroso. Sou apresentador, sim, mas sou muito mais conversador. Estou indo para as ruas conversar com as pessoas, eu gosto é de papo", afirma.

E essa atração não tem esse nome à toa. "Lazinho é para mostrar um pouco de intimidade, é como a minha família e amigos me chamam", diz ele, que já idealizada esse projeto há um tempo. "A ideia desse programa surgiu há três anos, estava aprovado na Globo, mas formato não era esse. Porém, nesse meio tempo, o 'Mister Brau' apareceu e adiou um pouco os planos".

Lázaro Ramos grava na Saara%2C no Centro do RioDivulgação

Durante seus cinco episódios, o programa contará também com participações especiais de Ivete Sangalo, Sophia Abraão, Taís Araújo, Thiaguinho, José Loreto, Eduardo Sterblich, Emanuelle Araújo, Luís Miranda, Ícaro Silva, Léo Santana, e os craques Marcelinho Carioca, Biro-Biro e Ricardinho, além, claro, dos muitos anônimos.

Desde agosto, através das redes sociais ou no site www.lazinhocomvoce.com.br, internautas começaram a postar, baixar e remixar materiais de forma colaborativa. "É um programa muito afetuoso, acho legal mostrar afeto na televisão, e tem humor e emoção, que é uma coisa que eu como telespectador gosto muito. Queremos ser uma boa companhia", diz Lázaro. Sobre uma próxima temporada, o redator Elísio Lopes Jr. diz: "Está muito bem encaminhado para isso, não posso dizer que sim - não estou autorizado a falar - mas está muito bem encaminhado (risos)".
Lázaro Ramos grava na Praça Mauá%2C no Centro do RioDivulgação

FORA DA TV

Pai de João Vicente, 6 anos, e Maria Antônia, 2, e com tantos projetos engatilhados, Lázaro Ramos não deixa de ser presente na vida dos pequenos. "Ao mesmo tempo que eu sou um pai que gosta muito de brincar com os filhos, sou um pai chato, que passa valores, como 'bom dia', 'boa tarde' e 'obrigado'. Mas também sou um pai que estou aprendendo muito a escutar os meus filhos. Mesmo querendo proteger, eu espero eles darem o primeiro passo, vejo e só depois interfiro. Isso é importante, porque é nessa hora que se forma o desejo, que se mostra as características da formação".

Publicidade
Negro e pai de filhos também negros, Lázaro fala como lida com o preconceito, ainda tão enraizado no Brasil. "Essa não é uma questão nova pra mim, vem desde a minha infância. Essa é uma questão que está na minha vida, é muito meu dia a dia. Hoje, com a minha profissão eu tento estar próximo de projetos ou criar projetos que sejam relevantes, que criem pontes. E, apesar de vivermos uma época conflituosa, tento buscar alternativas e soluções e ver como eu posso contribuir. O 'Lazinho com Você' é um projeto de entretenimento, sim, mas ao mesmo tempo ele tem algo de muito bonito que combate esses conflitos, pois é um programa que tenta mostrar alternativas falando sobre afeto, generosidade, solidariedade, mostrando que somos mais interessantes porque somos diversos. E o foco é esse: não deixar me abater!", finaliza.
*Priscila Freitas para Diário de S.Paulo/Agência O DIA 
Você pode gostar