Livro Tarcísio Lara Puiati  - Divulgação
Livro Tarcísio Lara Puiati Divulgação
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Colaborador de 'Tempo de Amar', Tarcísio Lara Puiati lança hoje 'Bagaceira', seu livro de poemas, na Blooks Livraria, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo. O terceiro livro do autor evidencia uma paixão antiga.

"A dramaturgia é o desafio diário. Escrever novela virou minha paixão. Já a poesia é mais antiga para mim, vem da infância, do meu amor despudorado pela palavra, pelo som da nossa língua portuguesa brasileira", diz Puiati. "A poesia nasceu comigo, e é onde eu realmente me jogo para experimentar, buscar, para deixar tudo correr mais livre, sem receio, sem regras", completa o autor, que está na Globo há oito anos e tem no currículo o Emmy Internacional 2012, como colaborador na trama de 'O Astro', de Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.

Na obra, que tem 'orelha' escrita por Alcides Nogueira, com quem Tarcísio escreve a novela 'Tempo de Amar', vemos nas páginas a bagunça do dia a dia e a infinita quantidade de informações com as quais somos bombardeados: o desafio para o leitor de encontrar poesia no meio do caos.

"O jogo que o livro propõe exige cumplicidade ou a partida nem começa. Mas, feito isso, sensações, referências, fiapos da memória tomarão corpo. Tarcísio nos oferece versos que podem ser montados de infinitas maneiras", garante Alcides.

No resultado do livro, vemos contemporaneidade, retratando o momento do Brasil, de sua política e de seu povo. Toda a incerteza e a fragmentação vivida por todos. E o autor propõe a reflexão: estamos no 'bagaço' e o que fazer com ele?

"A 'Bagaceira', para mim, é o atual estado das coisas. A realidade que surpreende a todo instante sem parar. A nossa política suja, o golpe, o dia a dia massacrante. A bagunça em que estamos metidos até os cabelos. O caos geral e o caos de cada um", define Puiati.

E o autor completa: "A enxurrada de sentimentos e de informações que nos banha a todo instante. E também a sacanagem, no melhor dos sentidos, a vida bagaceira, sexualizada, despudorada, feita para o gozo, os prazeres que são o verdadeiro sentido da vida, para mim pelo menos".

Tarcísio faz um balanço de 'Tempo de Amar', que chega ao fim no próximo dia 19. "Foi uma novela realmente feita com amor e esse amor chegou ao coração do público. Sinto muito orgulho em ter colaborado nesse grande sucesso", diz. "Como o público vai receber uma novela é sempre uma surpresa, e no nosso caso, foi uma feliz surpresa", comemora.

PRÓXIMA DAS SETE

Com o fim da novela ele terá... mais trabalho! Apaixonado pela escrita, ele sai do folhetim das 18h direto para o horário das 19h, em 'O Tempo Não Para', título provisório da nova novela de Mario Teixeira. Com essa, ele contabiliza sua quinta novela na emissora. Puiati também participou de 'I Love Paraisópolis' (2015) e 'Liberdade Liberdade' (2016). Além de escrever e dirigir os curtas 'Garoto de Aluguel', 'Homem-bomba' e 'Quimera'.

Você pode gostar
Comentários