Watusi vai fazer show em Niterói - Divulgação
Watusi vai fazer show em NiteróiDivulgação
Por RICARDO SCHOTT

Rio - Watusi, cantora e atriz que rodou o mundo, nasceu Maria Alice Conceição no bairro do Caramujo, em Niterói. "Lá agora tá meio complicado, não é?", diz ela, que retorna hoje à cidade com o show 'A Nova Era Musical', no Teatro Municipal, às 19h. Mesmo com cinco décadas de carreira, é seu primeiro show no município em que nasceu.

A apresentação, repleta de clássicos da música francesa no repertório, marca seu retorno após alguns anos afastada dos palcos. E é o começo de um projeto que vai envolver a preparação de um documentário sobre a carreira da cantora e performer, que começou dançando na Rede Globo nos anos 1960 e foi parar na Europa, como integrante da Companhia Brasiliana - até conquistar o Moulin Rouge, casa de shows de Paris, onde se apresentou durante quatro anos.

"As pessoas falam que começar uma carreira é difícil e que requer muito trabalho. Requer, sim, mas recomeçar é para quem tem muita coragem. E é o que estou fazendo agora", conta Watusi, que retornou aos palcos em 2017 ao participar do musical 'Eu Vou Tirar Você Deste Lugar', com canções de Odair José. Na época, saía de um período sabático voluntário que durou mais de uma década.

"Quando eu era criança e dizia que queria ser artista, as pessoas falavam: 'Acorda, Alice!', porque meu nome é Alice. Diziam que eu vivia no país das maravilhas. Eu só dizia que ainda iriam ver meu nome em neón", brinca Watusi, que aproveita para ensinar: "Tem um espaço que é sempre seu, que ninguém ocupa e que você tem que ocupar. É preciso estar sempre aprendendo, inclusive com os mais jovens"

SÓ COMO ESTRELA

Watusi diz que a entrada no Moulin Rouge passou por algumas etapas. A primeira foi em 1975, quando estava em Barcelona. A casa de espetáculos tinha planejado uma homenagem ao Brasil, e ela foi assistida por produtores do Moulin Rouge. "Todas essas casas tinham um espetáculo de homenagem ao Brasil. Eu iria cantar só por um minuto. Disse que só cantaria lá como a estrela da noite!", conta. Dois anos depois, foi vista pelo dono do Moulin Rouge e avisou a ele que já havia sido procurada por pessoas da casa. "Ele não acreditou! Falou: 'Por que é que vocês não contrataram ela?'", diz. Conseguiu ser a única estrela a ter seu nome num letreiro na fachada da casa. "Isso de ser uma estrela sempre foi meu sonho desde os 7 anos. Sempre digo que é para ninguém desistir de seus sonhos", recomenda.

VOLTA AO BRASIL

Ao retornar a seu país nos anos 1980, Watusi iniciou temporadas em várias casas, gravou discos e participou do especial de inauguração da Rede Manchete - o vídeo de seu show está no YouTube. Diz não estar rica.

"Poderia estar biliardária. Me recusei a casar com um rico empresário de Berlim, um médico lindo que tinha uma clínica na Grécia. Poderia ter uma vida bem mais confortável. Mas o melhor é o que eu estou vivendo", conta ela, solteira atualmente. "O dono do Moulin Rouge sempre disse que contrato foi feito para acabar. Sempre vivi bem minhas paixões, sempre convivi com as pessoas".

Você pode gostar
Comentários