Cena do longa 'Face a Face' - Divulgação
Cena do longa 'Face a Face'Divulgação
Por O Dia

Rio - O projeto "Psicanálise & Cinema", da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), dá início nesta sexta-feira, às 19h, ao ciclo “100 anos de Ingmar Bergman”, em homenagem ao centenário de nascimento do dramaturgo e cineasta sueco, com um filme por mês, de março a julho.

O longa "Face a Face" foi o escolhido para este mês. O filme traz a atriz Liv Ullmann no papel de uma psiquiatra que sofre um surto com tentativa de suicídio. A personagem central, Drª Jenny Isaksson, apesar do sucesso profissional, experimenta uma súbita transição entre sua vida aparentemente estável para uma fase de instabilidade emocional, assombrada por imagens perturbadoras de seu passado.

No elenco de "Face a Face" também se destaca Erland Josephson, outro ator frequente em filmes de Bergman, seu amigo pessoal e que já havia estrelado com Liv Ullmann "Cenas de um Casamento", lançado três anos antes. O filme foi feito originalmente como minissérie para a TV sueca em quatro capítulos, somando 176 minutos. Paralelamente, Bergman editou uma versão para lançamento em salas de cinema com 130 minutos, que é a que será debatida e foi indicada ao Oscar de melhor direção e melhor atriz de 1977 e recebeu o Globo de Ouro de Melhor filme Estrangeiro no mesmo ano.

O projeto "Psicanálise & Cinema" tem coordenação de Luiz Fernando Gallego, psicanalista da SBPRJ e membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. “Face a Face” tem classificação etária de 16 anos. As inscrições para os debates devem ser feitas previamente pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br ou telefones 2537-1333 e 2537-1115. O filme tem entrada franca. Quem quiser ficar para o debate, basta pagar uma taxa de manutenção é de R$ 10. A SBPRJ fica na Rua David Campista, 80, no Humaitá.

Você pode gostar
Comentários