Rio - Ao morrer devido a problemas cardíacos em 5 de agosto de 2016, o cantor Vander Lee deixou um DVD, gravado em 2 de julho daquele ano, no Espaço Tom Jobim. '20 Anos', que resume suas duas décadas de carreira, chega agora às lojas, coordenado por sua empresária Rossana Decelso. A gravação, lembra Rossana, chegou a ter quase sua data mudada pelo cantor.
"A principal lembrança é que até três dias antes, Vander queria cancelar a gravação. Ele me ligou pedindo para consultar a agenda do teatro, queria adiar um mês. Pediu pra ver se eu conseguia o dia 5 ou 6 de agosto", diz Rossana, citando justamente o dia da morte como uma das datas que Vander desejava reservar. "A data não estava disponível e lá no Espaço Tom Jobim só teria pauta em outubro. Esse show de gravação do DVD tinha sido agendado pela primeira vez para agosto de 2015, e ele cancelou uns dois meses antes. Na época, a irmã dele estava doente e veio a falecer logo depois".
A gravação do DVD havia sido financiada pelos fãs via crowdfunding, e o dinheiro arrecadado não havia chegado à metade da meta. Tenso com os gastos, Vander chegou a pedir - quando ainda tencionava cancelar tudo - para ver a planilha de custos. "Tinha passagens emitidas, hotel pago, aluguel do teatro pago, som e luz saindo de caminhão de Belo Horizonte... Ele se convenceu de que o prejuízo não era necessário", conta a empresária. Rossana ainda teve que lidar com um certo trauma que sobrou das tensões do primeiro DVD de Vander, feito havia dez anos, 'Pensei Que Fosse o Céu'.
"O argumento que usei para convencê-lo foi o de que as únicas imagens dele eram de dez anos atrás", conta. "Ele disse que o primeiro DVD foi muito exaustivo: montagem, ensaio, depoimentos, tudo num só dia. Que ele saiu do teatro de madrugada. Pra tornar a situação mais confortável pra ele, propus dois dias, um só pra montagem e ensaio e o outro para o show de fato com plateia etc. No dia do show, ele chegou lá por volta das 16h, todo animado, dizendo a todo mundo que a única coisa que ele teve que fazer nesse DVD foi chegar lá e cantar", brinca, deixando claro que as tensões foram se dissipando.
SHOW
O DVD ganhou evento de lançamento em São Paulo, nos dias 9 e 10 de março, no Auditório Ibirapuera, com participações de Paulinho Moska, Chico César e Mauricio Tizumba, além da filha de Vander, Laura Catarina, 22 anos. "Laura vem desenvolvendo um trabalho autoral e fazendo shows desde os 18", conta Rossana. Em BH, em dezembro, já havia acontecido um show com a presença, no palco, dos três filhos do cantor, Laura, Lucas Rastaman, 26, e Clara, 15.
LUZ NO FIM DO TÚNEL
No repertório do DVD, 'Românticos', 'Esperando Aviões', 'Prece Preciosa' (com a filha Laura no vocal) e 'Eu e Ela'. Mariene de Castro participa de 'Onde Deus Possa Me Ouvir'. Rossana, que tocou o projeto sozinha por um ano, diz que a preparação deu trabalho.
"Tinha esgotado todos os meus recursos, vendi o carro, peguei empréstimo, fui até onde pude. E chegou uma hora em que tive que parar e esperar por uma saída. Foi quando Regina Souza (ex-mulher de Vander) surgiu com a chance concreta de bancar a finalização do DVD. Brinco dizendo que ela foi a luz no fim do túnel", revela. "É uma responsabilidade muito grande terminar o projeto sem o artista e fazer do jeito que ele próprio faria ou o mais próximo possível".