Feira das Yabás acontece na Praça Paulo da Portela, em Madureira, Zona Norte do Rio - Paulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Feira das Yabás acontece na Praça Paulo da Portela, em Madureira, Zona Norte do RioPaulo Carneiro/Parceiro/Agência O Dia
Por O Dia

Rio - A partir desta quarta-feira, a Feira das Yabás, realizada na Praça Paulo da Portela, em Madureira na Zona Norte do Rio, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Rio. A lei que determina a medida é de autoria do deputado Dionísio Lins (PP), foi sancionada hoje pelo governador do estado, Luiz Fernando Pezão.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é manter uma tradição de nove anos de uma festa que leva cerca de 12 mil pessoas para o bairro que, além de festejar a cultura afro brasileira, ainda tem como maior atração as rodas de samba e as barraquinhas de comidas típicas preparadas por celebridades das escolas de samba, como Jane Carla e Tia Surica.

Dionísio disse ainda que além da importância cultural da feira, o encontro gera empregos informais e reúne milhares de pessoas de várias partes da cidade, já que o samba é uma das maiores tradições dos bairros da Zona Norte, principalmente de Madureira e Oswaldo Cruz.

"Não podemos negar que a marca registrada do subúrbio carioca é o samba. Manter esse elo entro o antigo e o novo é ter a certeza de que a tradição será mantida pela nova geração que está por vir. Não podemos deixar que esse encontro de culturas acabe, já que uma boa comida típica e o samba, são parte da memória de um bairro que sempre conviveu em harmonia com todos os moradores e credos da região", afirmou.

Você pode gostar