A atriz espanhola Carmen Maura e o diretor Miguel Falabella - Reprodução
A atriz espanhola Carmen Maura e o diretor Miguel FalabellaReprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Trinta anos depois de assistir a um filme de Pedro Almodóvar ('Lei do Desejo'), estrelado por Carmen Maura (estrela de películas como 'Volver' e 'Mulheres À Beira de um Ataque de Nervos', também do diretor espanhol), Miguel Falabella realiza o sonho de dirigir a atriz espanhola em 'Veneza'. O longa, que é rodado em Montevidéu, no Uruguai, segue dia 10 para a Itália.

"Carmen é uma atriz excepcional, talvez a atriz mais concentrada com quem eu tenha trabalhado. De uma profunda entrega, ela literalmente se põe nas mãos do diretor e estamos com uma relação adorável de troca e de amizade. Só tenho a agradecer o privilégio de tê-la dirigido", derrete-se o diretor, que também assina o roteiro.

Esta é a segunda incursão de Falabella atrás das câmeras - em 2008, ele dirigiu a comédia 'Polaroides Urbanas'. 'Veneza' conta a história de Gringa (Carmen Maura), uma cafetina que tem como sonho reencontrar o único homem que amou. Para realizar seu desejo, as prostitutas que trabalham em seu bordel se unem a uma trupe circense e idealizam um plano que atravessa a realidade para levá-la de encontro ao seu amado. "Veneza é um filme da maturidade. Ele mostra a angústia de uma mulher que, na velhice e na cegueira, percebe que foi cruel com o único homem que a amou. É um filme intenso e desejo que seja visto, também, fora do Brasil", afirma o cineasta. "Coloco todas as minhas referências literárias e cinematográficas. É um filme que tem humor, mas não é uma comédia, é um filme sobre a fantasia, outra pegada. Estou me reinventando nesta altura da vida", completa ele.

No elenco estão Dira Paes, Eduardo Moscovis, Carol Castro, Danielle Winits e André Mattos, entre outros. Entre as locações estão a Cidade Velha na capital uruguaia e a cidade que dá nome ao longa. "(As filmagens) são difíceis, porque são muitas locações, mas estou conseguindo fazer tudo aquilo que sonhei. O filme vai sair com surpreendente requinte visual e grandes atores. Estou muito feliz", promete o diretor.

 

Você pode gostar
Comentários