Rio - De amanhã a domingo, figuras assustadoras invadem o espaço Reserva Cultural, em Niterói. Mas a invasão tem também cineastas, DJs, fãs de cinema e de rock. Essa turma toda você encontra no festival 'Rock Horror In Rio', que acontece por lá. E que traz 35 longas e curtas de terror e suspense de 17 países. Os filmes surgem divididos em três sessões: 'Tardes assustadoras', 'Anoitecer Sinistro' e 'Gala de Terror'.
O cinema de terror passa por um momento formidável em todo o mundo - prova disso é a lista de filmes esperadíssimos do estilo para 2018 e 2019, que inclui produções como 'A Freira', com Taissa Farmiga. Justamente por isso, a produtora do festival, Chrys Rochat, diz querer mostrar que filme de terror não é necessariamente filme trash ou malfeito.
"As pessoas têm uma concepção errada do que é o cinema de terror. Elas ainda pensam naquele cara que faz uma gosma na cozinha e taca na parede. E tem muito filme legal, muito curta legal. Você vê a qualidade", anima-se Chrys. Para ressaltar isso, o festival abre justamente com uma produção nacional: 'O Despertar de Lilith', da diretora brasileira estreante Monica Demes, filmado em Iowa, com consultoria artística do cineasta David Lynch. Na lista há também filmes como 'The Unwilling', de Jonathan Heap ('Desejo Assassino'), 'A Criança Permanece', do canadense Michael Melski, e 'Estranho nas Dunas', do americano Nicholas Bushman.
ROCK DE TERROR
Para saber do festival e ter todos os horários nas mãos, é só ir no site www.rockhorrorinriofilmfestival.com. Mas programe-se com esse resumo: o festival começa na quarta, às 21h, traz mesas redondas sobre os mais variados assuntos, tem presença de cineastas em algumas exibições e sempre fecha com shows de rock ou baladas cinéfilas (com DJ e drinques). As bandas Seu Roque, Balba, General Sagaz e Móbile Drink tocam à noite. O domingo encerra com Seu Roque convidando as outras bandas para uma jam no palco do Reserva - que fica na Avenida Visconde do Rio Branco 880, São Domingos, Niterói.