Filme 'Praça Paris' - Divulgação
Filme 'Praça Paris'Divulgação
Por O Dia

Rio - O filme “Praça Paris”, vencedor dos prêmios de Melhor Direção (Lucia Murat) e Melhor Atriz (Grace Passô) no Festival do Rio 2017, tem pré-estreia na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ) nesta sexta-feira, às 19h. A exibição será seguida de debate com a diretora e com o psicanalista Luiz Fernando Gallego, coordenador do projeto "Psicanálise & Cinema".

Coprodução de Brasil, Portugal e Argentina, “Praça Paris” mostra o conflito que surge entre uma terapeuta e sua paciente, Glória (Grace Passô), em um Centro de Terapia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Glória é ascensorista na instituição e tem histórico de ter sido violentada desde muito jovem. E o irmão, Jonas (Alex Brasil), traficante no morro onde ela vive, está preso. A trama retrata a violência que voltou a explodir no Rio através da distância social e emocional entre as duas personagens centrais do filme.

“A questão da violência sempre me interessou por ter sido parte da minha vida. “Praça Paris” no entanto, vai além disso. O filme trabalha sobre o medo e a paranoia que acaba por se instalar numa relação entre duas pessoas com histórias e classes sociais diferentes. O medo do outro me parece algo implantado na sociedade brasileira hoje. E a partir desse medo sabemos que injustiças, agressões, mortes violentas acontecem, tal como no filme, um thriller que trabalha a intimidade dos personagens”, diz Lucia Murat. 

Além dos dois prêmios no Festival do Rio, o longa recebeu o Prêmio Dom Quixote de Melhor Filme no Festival de Havana em 2017 e foi selecionado para a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Chicago e para o Festival de Talin (Estônia) Black Nights. 

Serviço:

Entrada: R$ 20

Endereço: Rua David Campista, 80, bairro Humaitá, na Zona Sul do Rio 

Espaço sujeito a lotação

Informações:  (21) 2537-1333 e 2537-1115 ou pelo e-mail sbprj@sbprj.org.br

Você pode gostar