Amelie - Oseias Barbosa
AmelieOseias Barbosa
Por

Rio - Te conheço: seu dia não começa sem café. E ao longo do dia, você também recorre à bebida preta, misturada ou não com leite (ou até outros condimentos). Se você se encaixa nesse caso aí, pode comemorar, porque a segunda bebida mais popular do mundo (perde só para a água) tem um dia para chamar de seu. O Dia Mundial do Café é comemorado amanhã, mas os cafés, restaurantes e bares do Rio já estão tomando porres do líquido durante toda a semana e oferecem promoções e variedades para sua clientela.

A comemoração acontece em todos os bairros do Rio durante o fim de semana. Em Copacabana, lugares como o Santa Satisfação, o The Bakers e a Adega do Cesare vão do café de brinde para quem pedir um prato específico (o Cesare dá o brinde para quem comer bobó de camarão), até misturas como browniccino (brownie derretido ao leite, café e chantilly, no Bakers) e Irish Coffee (uísque com café e açúcar, no Santa Satisfação, que tem também filial no Leblon).

Lá para os lados da Tijuca, tem as opções de frutos do mar do Umas & Ostras, tradicional casa do bairro que para sobremesa recomenda o mousse de café. O mesmo prato pode ser encontrado numa das cervejarias mais populares de Benfica, Zinho Bier. A Barra tem opções como o Amelie Creperie, que funciona no Barra Shopping, e traz café até misturado ao pudim com caramelo.

CAFÉ NA HORA CERTA

No Polo Botafogo, o restaurante Legião Carioca agrada sua clientela servindo uma mistura baseada no clássico Irish Coffee, o Tennessee Coffee uma mistura que inclui café, sorvete e uísque Jack Daniels. A dona do espaço, Luciana Feijó, criou a opção, que funciona quase como um drinque de café, para "unir fronteiras", como ela mesma afirma.

"O café é preferência mundial. E no Brasil, não poderia ser diferente. Unimos as fronteiras adequando tudo ao nosso horário de funcionamento (a casa vai até meia-noite, em alguns dias da semana). Criamos o Tennessee Coffee e ele tem saída por aqui por causa justamente do café, que é um ingrediente amado por todo o mundo. Agrada a muitos cliente", conta.

CARNE COM CAFÉ?

O papo do início desse texto, sobre pessoas que não começam o dia sem beber café, não é por acaso. A bebida, de acordo com estudos, atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta. Agora, além de beber, já imaginou misturar café na sua carne preferida?

Bom, se você nunca imaginou, vai a notícia de que o restaurante Terra Brasilis, na Urca, fez isso. O chef Gamarra Souza oferece no cardápio da casa opções como a costelinha de porco ao molho de conhaque e café, o minimedalhão ao molho de café, acompanhado de arroz de pignoli e brócolis e, para quem prefere carne branca, truta ao molho de mascarpone e café, guarnecida de cremoso risoto de rúcula com mussarela de búfala. Todos esses pratos estão no menu especial que está sendo servido até hoje (corra!) na casa, por R$ 39.

 

Você pode gostar
Comentários