Maura (Nanda Costa) - João Cotta/TV Globo
Maura (Nanda Costa)João Cotta/TV Globo
Por

Nanda Costa, 31 anos, não tem pressa da maternidade. Para ela, um projeto de cada vez. E o "filho" da vez é 'Segundo Sol', próxima novela das 21h, que estreia dia 14. "Um filho agora sem condição. Juro que planejo uma coisa de cada vez. Agora não dá para pensar nisso (filho). Não fico me preocupando com o futuro, fico me ocupando com o que eu tenho", frisa a intérprete de Maura, que viverá na novela os conflitos de uma mulher no meio policial.

SEM SEXISMO

"Cada vez menos existe isso de profissão de homem e de mulher. Acho que ela é uma pessoa que vai se dar bem ali. Ela é íntegra, excelente profissional. Ela diz: 'não tenho experiência, mas com disposição e boa vontade vou aprender rapidinho'", completa.

HISTÓRIA

Na história de João Emanuel Carneiro, Maura é uma jovem que vem de uma família humilde. Filha de Agenor (Roberto Bonfim) e Nice (Kelzy Ecard), ela é irmã de Rosa (Leticia Colin), uma garota atraente e espevitada. Como os pais não têm dinheiro para a educação das filhas, apenas investiram nos estudos de Maura para se tornar policial.

"O pai cobra a Maura porque ele pagou estudo para uma filha e para outra não. Ela fica um pouco com essa responsabilidade de ter que ajudar, dar orgulho e fazer o que ela se propôs. A família mora em um conjunto habitacional, que está rachado e corre o risco de desabar. A minha personagem tem uma dívida com a faculdade e vai ter que se virar, porque o pai só consegue pagar uma parte da mensalidade. Na delegacia, Maura também vai ter seus conflitos", antecipa Nanda, cuja personagem vai ter um caso com Ionan (Armando Babaioff), um homem casado. "Mais eu não conto", desconversa, aos risos.

CONVITE

A atriz ainda estava nas gravações de 'Pega Pega', faltavam cerca de três meses para o fim da novela das 19h, quando soube que estaria em 'Segundo Sol'. "Saí de 'Pega Pega' em uma sexta-feira, no sábado cortei o cabelo e na segunda, que era o último capítulo, eu já estava na preparação para 'Segundo Sol'. Vi o último capítulo de Sandroca (a personagem Sandra Helena, em 'Pega Pega') já caracterizada de Maura praticamente", recorda ela.

PREPARAÇÃO

No processo de composição, Nanda mergulhou de cabeça. Ela até comemorou ter que se despedir das madeixas louras. "Inclusive, ajuda a reinventar. Estou amando. Demorava duas horas para ficar pronta em 'Pega Pega'. Porque era escova, maquiagem e tal. Hoje em dia, são cinco minutos marcados no relógio e estou pronta", festeja.

Como Maura é uma policial, a atriz aprimorou o treinamento físico. "Fui buscar um outro corpo, para o reflexo, para a defesa pessoal, que é o treino de muay thai com o Daniel Ortéga. Acho que está me preparando, que traz uma postura diferente para a cena", explica ela, que passou um mês na Bahia, antes mesmo de o restante do elenco ir para gravar no estado. "Corri atrás para pegar sotaque, conhecer. Eu andava por qualquer lugar, não só nos pontos turísticos. Ia sozinha ou com amigos", conta, orgulhosa.

REENCONTRO

Aliás, 'Segundo Sol' marca um reencontro especial para a atriz. É a segunda vez que ela trabalha com o autor João Emanuel Carneiro, que escreveu 'Cobra & Lagartos', a primeira novela de Nanda.

"Qualquer coisa que ele me chamar, eu faço (risos). Sou supergrata. Foi minha primeira novela, eu tinha uma personagem, a Madá, que de repente virou um superdestaque, uma vilãzona. Foi uma novela deliciosa de fazer, a primeira novela do Lázaro (Ramos, que interpretava o Foguinho) também", lembra.

SALVE JORGE

Além de João Emanuel, Nanda é muito grata à autora Gloria Perez, que escreveu 'Salve Jorge', novela das 21h, em 2012, que foi alvo de críticas.

"Não fico olhando isso (crítica). Senão, a gente surta e não consegue desenvolver (o trabalho/papel). Eu não fico preocupada com isso, fico ocupada em fazer o que eu tenho: texto para decorar e me preparar. Amei fazer 'Salve Jorge', aprendi para caramba. Foi a maior visibilidade, sou supergrata a Gloria, foi um presente que ela me deu, confiar uma protagonista de novela das 21h. E fui inteira o tempo todo. Sempre busco dar o melhor que posso", frisa.

MUNDO

Como está a expectativa para a estreia da novela?

"A Clarice Lispector tem uma frase que eu sempre uso: 'Depois do medo, vem o mundo'. É óbvio que dá medo, frio na barriga, medo de se repetir, de crítica, de tudo. Mas isso não ajuda a gente em nada, pelo contrário. A gente tem que focar e ir atrás do que acreditamos. Está sendo maravilhoso fazer essa novela", reforça. "É como em 'Pega Pega'. Nunca tinha feito comédia. Sempre me davam personagens mais densos, sérios, e ainda não tinha me experimentado nesse lugar. Hoje em dia, quando me chamam para alguma coisa, eu logo pergunto: 'É comédia?'", diz, aos risos.

Você pode gostar
Comentários