Silvio Cesar Xicrete  - Reprodução vídeo
Silvio Cesar Xicrete Reprodução vídeo
Por Luana Benedito*

Rio - O ambulante Silvio César Rangel Gama da Silva, também conhecido como Cesinha do Xicrete, adotou uma nova estratégia de vendas: ele se caracteriza como os personagens da série espanhola "La Casa de Papel". E a irreverência não para por aí, o jovem, de 25 anos, também fez a sua versão bem humorada e um tanto empreendedora de "Bella Ciao"— música antifascista, que virou marca registrada da trama. Quem passa pelo Centro de São Gonçalo, na Região Metropolitana, ouve a paródia "Só quer Halls", que foi compartilhada nas redes sociais neste sábado e até o início da noite desta segunda-feira, já tinha 2 milhões de visualizações. 

Cesinha do Xicrete, que trabalha como vendedor nas ruas há um ano e cinco meses, conta que está surpreso com a repercussão da publicação. "Eu já havia feito outros vídeos e divulgado nas redes sociais, mas esse a reposta foi muito rápida. As pessoas estão me parando para tirar foto", diz ele, que já trabalha em uma versão em inglês da canção. 

O jovem comenta que só assistiu "uns pedaços da série", que fez o viralizar  na Web. "Pesquisei o que estava em alta e cheguei até 'La Casa do Papel', depois ouvi a versão 'Só Quer Vrau' e fiz minha sátira", diz Xicrete, que estava afastado do comércio de rua há cinco meses. "Eu estava o roteiro de uma série de humor, mas um amigo me desafiou. Ele disse que eu tinha voltar a fazer vídeo", comenta ele, que possui outros vídeos de sucesso, página no Facebook e já deu algumas entrevistas.

O ambulante revela que assumiu a veia artística, até então restrita ao círculo de amigos e familiares, após a morte do pai em 2012. "Ele dizia que eu nasci para ser artista", recorda. "Eu tinha o sonho, mas nunca tive condições de fazer teatro, então adaptei para minha realidade. Criei o Xicrete para trabalhar nas ruas", completa. 

Cesinha do Xicrete - Arquivo pessoal

Ele diz que seu maior sonho é ser funkeiro. "Meu objetivo é chegar no Kondzilla e ser MC. Até mandei uma carta online, mas acho que ele não teve a oportunidade de ler", conta o rapaz, que já foi para São Paulo atrás do produtor musical. "Eu me arrisquei, mas como nunca tinha ido para lá, me perdi e tive que voltar", lembra aos risos.

Sobre o aumento nas vendas após o vídeo, ele brinca: "As pessoas estão mais tirando foto do que comprando". "Mas esse carinho é muito importante", pontua. 

Sobre a série

Criada por Alex Pina, a trama conta a história de oito ladrões que armam um plano para assaltar a Casa da Moeda espanhola. Exibida no Brasil pela Netflix, a primeira temporada da série saiu no final de 2017, com 13 episódios. A segunda parte estreou no país este mês e tem nove capítulos.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

 

 

 

 

 

Você pode gostar