Portela fez parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Divulgação
Portela fez parceira com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Divulgação
Por O Dia

Rio - A Portela, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vai promover, a partir do dia 19 de maio (sábado), às 9h, a primeira edição do curso gratuito 'Salvando Vidas em Grande Eventos: Carnaval'. Formado por um ciclo de cinco palestras, ele tem como propostas a capacitação e a formação de multiplicadores em BLS (sigla em inglês de Suporte Básico de Vida) e gerenciamento de situações de emergência (afogamento, obstrução das vias aéreas superiores, ferimentos e queimaduras).

Os encontros na quadra da escola também vão abordar uso e dependência de drogas lícitas e ilícitas, além da importância da prevenção de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Os especialistas falarão, ainda, sobre procedimentos anestésicos e cirúrgicos em situações de crise.

Abrangente e dinâmico, o curso, que contará com treinamento prático em manequim, será realizado aos sábados, de 9h às 11h30, tendo como alvo funcionários e componentes da Portela, moradores de bairros vizinhos à quadra, além de alunos da graduação da UFRJ (Medicina, Odontologia e Enfermagem).

"Percebemos que havia uma demanda grande de um curso como este dentro do Carnaval. Infelizmente, tivemos o terrível acidente com carro alegórico no Sambódromo em 2017. Sem falar que as quadras das escolas sempre recebem um grande número de pessoas... É normal que uma pessoa possa desmaiar ou passar mal. Todos precisam estar aptos a lidar com pequenas intercorrências", explica a médica Fátima Carneiro, uma das responsáveis pelo curso.

Os interessados em participar precisam ser maiores de 18 anos. Ao todo, serão oferecidas 50 vagas. Vale ressaltar que as pessoas que estiverem em todas as palestras receberão certificado da UFRJ ao final do curso. Os graduandos da Universidade que acompanharem as aulas terão horas de atividades de extensão creditadas no currículo. As inscrições serão feitas na quadra da Portela sempre meia hora antes do início de cada encontro.

A equipe de professores da UFRJ é formada por Fátima Carneiro e Marcio Carneiro, anestesiologistas; Paula Marsico, cirurgiã; e Juliana Faria Campos (docente da Faculdade de Enfermagem). A iniciativa conta com apoio da LANES (Liga Academica de Anestesiologia da UFRJ).

A quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes 81, em Madureira.

Confira o calendários das palestras

19/05- 1) Princípios básicos de atendimento

16/06- 2) Atendimento em situações especiais I e II

23/06- 3) Parada cardiorrespiratória - prática em manequim

30/06- 4) No hospital: anestesia e cirurgia; fatores que aumentam a mortalidade: tabagismo e drogas

07/07- 5) Sábado da saúde: campanhas sobre hipertensão arterial, diabetes e outras doenças

 

 

Serviço:

Curso gratuito Salvando Vidas em Grandes Eventos: Carnaval

Local: Quadra da Portela

Endereço: Rua Clara Nunes 81, em Madureira

Datas: 19/05, 16/06, 23/06, 30/06 e 07/07, de 9h às 11h30

Inscrições: Sempre meia hora antes do início de cada palestra

Documentos necessários: Identidade e CPF

Interessados precisam ser maiores de 18 anos

Aberto para componentes e não componentes da Portela.

Informações: (21) 3217-1604

50 vagas

Você pode gostar