Por O Dia

Os principais chefs de cozinha do país se reúnem, a partir de amanhã, no Jockey Club para apresentar aos cariocas e turistas as particularidades gastronômicas de cada região do Brasil. A programação se estende até domingo (confira na contracapa). O toque especial fica por conta da criatividade dos profissionais. Com ingredientes locais, eles elaboram pratos com releituras de receitas típicas. O evento Santander Delícias do Brasil também terá a participação de produtores rurais, atividades infantis, musicais e aulas demonstrativas de culinária. A realização é do Grupo Pax.

O evento será itinerário de receitas premiadas de cada parte do país, a preços acessíveis. Do Norte, o Quindim de Açaí promete surpreender os apreciadores do doce tão comum por aqui. A criação do chef Deocleciano Brito, do Acre, se baseia na fruta típica da região. Além do açaí, o doce leva farinha, azeite de castanha do Brasil, leite condensado e gemas de ovo. A finalização é com gengibre e açúcar mascavo. "A sobremesa é nutritiva e saborosa. Lancei mão da fruta que temos em abundância em nosso estado", explica.

O chef também apresentará outra releitura com ingredientes do Norte: o Pão de Queijo Afrodisíaco. "O tucupi é um caldo extraído da mandioca que tem efeito revigorante. Aqui no Acre, as pessoas tomam quando precisam de ânimo. Já o jambu deixa a boca levemente dormente", conta Deocleciano.

Do Sul, o chef Jaime Barcelos trará as ostras de Ribeirão da Ilha, distrito de Florianópolis, que responde por 80% da produção nacional. Uma das receitas é o prato ostras ao mel e gengibre flambadas. Jaime trará outra receita para a refeição principal: o Camarão Defumado na Lâmina de Abacaxi. A técnica também é uma característica da região. "Como há abundância de camarão-perereca em Florianópolis, a população, na falta de gelo, conservava o alimento em sal ou a partir da defumação", explica Barcelos, do restaurante Ostradamus.

A conservação em sal é uma técnica marcante também no Nordeste. Um dos representantes da região será o chef César Santos, do restaurante Oficina do Sabor, de Olinda-PE. Ele trará um prato conhecido dos cariocas, a Carne de Sol. Mas com algumas diferenças. "Utilizo o filé mignon e servimos com purê de macaxeira, queijo coalho, manteiga de garrafas e cebola roxa", diz.

Os pratos serão servidos em dois espaços. No restaurante Vila dos Sabores, haverá almoços e jantares temáticos, dedicados a cada parte do país. Os cardápios regionais serão preparados, em conjunto, por até quatro profissionais. "Um cozinheiro do Rio vai receber os chefs de fora para preparar refeições em até oito mãos. Esse intercâmbio na cozinha vai contribuir muito para o desenvolvimento da própria gastronomia do Rio", avalia o chef Marcones Deus, anfitrião do almoço de sábado do restaurante Santander Vila dos Sabores.

Você pode gostar
Comentários