Festival Back2black - Divulgação
Festival Back2blackDivulgação
Por O Dia

Rio - O Back2Black (B2B) chega a oitava edição em 2018 e na próxima sexta-feira ganhará um concerto especial no Theatro Municipal do Rio. O evento, com ingressos entre R$ 15 e R$ 120, marca a primeira celebração brasileira do Dia Mundial da África. Neste ano o festival B2B acontecerá em duas noites em novembro. 

Na edição "in concert", do evento que surgiu para celebrar a diversidade da música negra, a apresentação será conduzida a quatro mãos pelo cantor, compositor e escritor Mário Lúcio, de Cabo Verde, e pelo maestro, compositor, instrumentista e pesquisador baiano Letieres Leite. Responsável pelos arranjos e direção musical, Letieres também estará à frente da sua premiada Orkestra Rumpilezz e do Ensemble de Cordas da Orquestra Maré do Amanhã.

Gilberto Gil é uma das atrações do B2B - Divulgação

Ao longo da noite, os dois receberão os convidados brasileiros Gilberto Gil, Mariene de Castro, Mart’nália e Natasha Llerena e ainda a cantora e tocadora de kora Sona Jobarteh (Reino Unido/Gâmbia) para uma viagem musical pela música negra. O baixista Alberto Continentino e os percussionistas baianos Luizinho do Jêje e Kainã do Jêje completam o time de músicos da noite.

“A África tem um dia do calendário universal, o 25 de maio, atribuído em sua homenagem pelas Nações Unidas. Essa efeméride é um tributo às vítimas da escravidão, à luta contra o apartheid, o colonialismo e a exploração”, explica Mário Lúcio.   “No Brasil, pelas mãos do Back2Black, pioneiro na motivação de juntar o mundo para celebrar a África, é evocado, pela primeira vez, esse dia, com a dimensão e visibilidade que a África merece. Celebrando, a gente exerce a gratidão, combate o esquecimento, desafia injustiças”, completa Connie Lopes, diretora e idealizadora do festival criado em 2009.

SERVIÇO

Dia: 25 de maio

Horário: abertura às 20h e show às 21h

Após o concerto, festa no Salão Assyrio até às 2h

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro – Rio de Janeiro

Tel: (21) 2332-9191

Ingressos: www.ingressorapido.com.br

Classificação etária: livre

 

Você pode gostar