Emílio Dantas vive o personagem Beto Falcão, um cantor de axé, em 'Segundo Sol' - João Cotta / Globo
Emílio Dantas vive o personagem Beto Falcão, um cantor de axé, em 'Segundo Sol'João Cotta / Globo
Por TÁBATA UCHÔA

Rio - A novela "Segundo Sol", que estreou na última segunda-feira na TV Globo, é uma unanimidade no quesito trilha sonora. Durante a exibição do primeiro capítulo, telespectadores e internautas correram para as redes sociais e fizeram altos elogios às músicas escolhidas para embalar a história de amor de Luzia (Giovanna Antonelli) e Beto Falcão (Emílio Dantas).

Por ser ambientada na Bahia, não faltam clássicos do Axé Music na novela. "Nossa intenção principal ao regravar esses sucessos do axé é homenagear o gênero, que é tão importante para nossa cultura brasileira, mas com arranjos novos e outros cantores", explica o diretor artístico Dennis Carvalho, que participou da escolha das canções ao lado do autor João Emanuel Carneiro, da diretora-geral Maria de Médicis e do gerente musical Marcel Klemm. "O martelo é sempre batido em conjunto", garante o diretor.

-

Sucessos como "Vem Meu Amor", "Me Abraça" e "Baianidade Nagô", por exemplo, foram regravados por artistas como Wesley Safadão, Anavitória e Maria Gadu, respectivamente. "Me sinto honrado pela oportunidade de cantar 'Vem Meu Amor', esse grande clássico baiano, para a trilha sonora da novela", comemora Safadão.

A trilha também deu oportunidade a Margareth Menezes de gravar pela primeira vez sozinha em estúdio a música "Faraó", ícone do cancioneiro negro baiano. Até então a cantora só havia gravado a canção ao vivo.

"A partir da sinopse da novela começamos a pensar a trilha. No caso de ‘Segundo Sol’, trouxemos releituras de grandes sucessos", explica Dennis Carvalho.

"Queríamos trazer os grandes clássicos do Axé Music dos anos 1990, mas com algum diferencial. Então, reunimos canções lindas e contagiantes, que fazem parte da memória afetiva de quem viveu aquela época. E elas foram regravadas por outros cantores, com arranjos novos. Conseguimos um resultado incrível", comemora.

E se após o auge — entre os anos 1980 e 1990 —, o axé perdeu espaço para outros ritmos, a novela tem tudo para trazer o gênero musical de volta aos holofotes. "Se ajudar a reerguer o axé, ficaremos muito felizes", finaliza o diretor.

 

Você pode gostar
Comentários