Thelma (Rita Guedes) em '1 Contra Todos' - Divulgação/FOX
Thelma (Rita Guedes) em '1 Contra Todos'Divulgação/FOX
Por Gabriel Sobreira

Lembrada por ter várias personagens sensuais no currículo, Rita Guedes faz um balanço positivo dos seus quase 30 anos de carreira. "Não tenho nada contra o fato de a maioria delas ter um apelo sensual, isso jamais me incomodou. Mas como atriz, claro que gosto de experimentar. O rótulo é limitador, perigoso, e todo mundo perde. Com ele, o ator se limita, não consegue mostrar que tem algo a mais, e o espectador perde a chance de ver uma grande interpretação. É importante que as pessoas que trabalham com escalação, que arrisquem mais. Todo mundo ganha", defende.

CASAMENTO E MATERNIDADE

A paulista de Catanduva é dona do próprio tempo. Aos 46 anos, ela confessa que nunca teve pressa para nada na vida, nem para casar ou ser mãe. "Fui pedida em casamento seis vezes. Muitas mulheres sonham em casar, ter filho. Eu fugi disso", diz ela, aos risos. "Dá para casar com qualquer idade. Essa pressão, esse peso, essa cobrança são prejudiciais. Só causam tristeza e frustração", avalia a atriz, que está no ar como a decidida Thelma, uma ex-prostituta que comanda um prostíbulo de luxo na terceira temporada da série '1 Contra Todos', exibida no Fox Premium 2.

PAR IDEAL

E que tipo de homem te atrai? "Não me interessam aqueles que ficam receosos, machistas, inseguros, que querem que a mulher fique por baixo. Faço questão que nem me cante. Agora, os bem resolvidos, que respeitam o meu estado, que lidem de igual para igual, esses me interessam", avisa ela, que voltou ao Brasil no fim de setembro de 2017, depois de 10 anos morando em Los Angeles, nos Estados Unidos.

"A ideia era passar três anos, mas fui me adaptando e estudando, e ficando. Foi um tempo maravilhoso. Mas foi um hiato com o grande público, que cobra minha presença na TV. Tenho muito para mostrar, quero fazer minhas produções e é bom trazer a minha arte de volta", comemora Rita, uma das homenageadas da exposição 'Somos Todos Artistas', do fotógrafo Wagner Carvalho, que será lançada em junho.

TRAMA

Na terceira temporada de '1 Contra Todos', uma coprodução entre Conspiração e a Fox, Thelma é uma mulher casada com o corrupto presidente da Câmara e estava acostumada com tudo do bom e do melhor. Quando o marido faz acordo de delação premiada, os bens e o dinheiro da família estão bloqueados, e o único patrimônio disponível é o Sitio Roma, um prostíbulo de luxo. Thelma decide reativar o bordel e fazer disso seu ganha-pão.

"Ela adorava as regalias, não media esforços para conseguir o que queria e usava sua sedução para isso. Nessa temporada, conhecemos mais o passado de sofrimento dela. Mas não dá para esquecer que ela continua sendo essa mulher intensa", frisa Rita, que sempre sonhou em trabalhar com Breno Silveira, diretor da série. "Ele é um diretor muito sensível. O legal dele é que ele troca muito com o ator, ele tem um olhar peculiar para solução de cena e te dá liberdade de criar em cima do que propõe. Isso é maravilhoso para todo ator", derrete-se. "Penso um dia em dirigir e escrever também. Quem sabe?", acrescenta.

PROJETOS

Enquanto a série não ganha uma quarta temporada ("Não tem previsão de quando começam as gravações, mas vai ter sim", garante a atriz), Rita vê os convites surgirem. "Vou fazer a segunda temporada do programa 'Tô de Graça', protagonizado pelo maravilhoso Rodrigo Sant'Anna. Interpretarei a Suelen, mulher do dono do bar da trama. Ela entra na história para bater de frente com a Graça (Rodrigo Sant'Anna)", antecipa.

Planos para voltar a fazer novelas? "Os fãs me cobram demais para voltar para os folhetins. Ainda não tenho nada em vista. Mas, quem sabe, em um futuro breve", torce a atriz.

Você pode gostar
Comentários