Por O Dia

Rio - Em ano de Copa, com os olhos do mundo voltados para a Rússia, a mostra de cinema Nouvelle Vague Soviética entra em cartaz hoje na Caixa Cultural, no Centro do Rio,inserindo a cidade neste contexto cultural.

A seleção de 20 filmes joga luz nos anos de abertura do regime comunista do período pós-Stalin, com curadoria de Pedro Henrique Ferreira e Thiago Brito.O projeto tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal.

Na década de 60, dentro da principal universidade de cinema do bloco da antiga União Soviética,nascia a vontade de se fazer um cinema moderno.

"A nossa seleção abordou as figuras que fizeram parte deste momento de efervescência artística. Tentamos fazer um panorama que ao mesmo tempo misture o momento histórico, e que nos revele a singularidade artística destes realizadores, eventualmente trazendo também para a mostra o que julgamos ser os seus melhores filmes", conta Pedro Henrique.

"Os filmes são muito diferentes entre si. Aquele que talvez dê o pontapé inicial para o movimento é o 'Tenho Vinte Anos', do Marlen Khutsiev. Originalmente, o filme se chamaria 'Os Portões de Lenin'. E tem 'A balada de um soldado' que é raríssimo e deixou uma forte impressão.Este cinema é mais marcado pela experimentação e pela singularidade de estilos", analisa Ferreira.

A mostra fica até 03 de junho, de terça-feira a domingo e os ingressos custam R$ 4. Clientes Caixa também pagam meia.

A programação completa e os horários podem ser consultados através do site: www.caixacultural.gov.br

 

Você pode gostar
Comentários