À dir., Ingrid Guimarães nos bastidores do filme 'De Pernas Pro Ar 3' durante uma gravação no Rio de Janeiro - Reprodução
À dir., Ingrid Guimarães nos bastidores do filme 'De Pernas Pro Ar 3' durante uma gravação no Rio de JaneiroReprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Ela é a atriz brasileira mais vista nos cinemas neste século. Mais de 22 milhões já ficaram diante das telonas se emocionando com suas personagens só perde para Xuxa (60 milhões) e Sonia Braga (25 milhões). Enquanto se divide entre cinema, TV e teatro, Ingrid Guimarães faz questão de sempre encontrar uma brecha para cuidar da família. A equação vida pessoal x profissional é o mote do filme 'De Pernas Pro Ar 3', que a atriz protagoniza na pele de Alice Segretto, dona de uma rede de sex shop. "Sempre curti (sex shop) e frequentei com as minhas amigas. Hoje, virei especialista no assunto", conta a atriz, de 45 anos, que de amanhã até o dia 2 de junho, grava em Paris, na França, cenas do longa, que estreia em dezembro.

Brinquedinhos

Ingrid conta que ouviu que o filme ajudou as mulheres mais 'conservadoras' a se interessarem pelo assunto (sex shop, brinquedos eróticos), já que a história de sua personagem, Alice, tem o foco também na família. "Ainda é um tabu, principalmente para os homens machistas que se sentem ameaçados por um brinquedo que, na verdade, só ajuda no prazer do casal", defende a goianense. Quando o assunto é fantasia sexual e fetiche, a atriz é a favor. "Ajuda a mulher a descobrir seu corpo e seu prazer, o que é ótimo pro casal", destaca.

Contemporânea

A atriz explica que topou fazer a terceira continuação da franquia por achar que a personagem tem tudo a ver com o momento que estamos vivendo. "Alice está cada vez mais empoderada e entra numa crise pessoal: até que ponto valeu a pena tantas conquistas se perdeu tantos momentos importantes dos filhos?", observa. "Me identifico muito com ela. A profissão de atriz não tem feriado, nem fim de semana. Acho que essa é a maior questão da minha geração", afirma a atriz.

Para Ingrid, Alice representa a mulher contemporânea. Uma geração de mulher que corre atrás do próprio sonho, sem depender de homem pra nada. "Mas, ao mesmo tempo, gosta de ser mãe, mulher, e fica nesse conflito de prazeres por ter a vida muito corrida", conta.

Sem continuação

A franquia 'De Pernas Pro Ar' ainda tem fôlego para mais sequências? "Três está bom, né? São poucos os filmes que chegam ao terceiro, já acho um privilégio", adianta. Na história, a rede de sex shop comandada por Alice Segretto faz sucesso mundo afora e obriga que a empresária viaje de Tokyo a Londres, de Madrid ao Afeganistão. Trabalhando sem parar, ela percebe que não tem conseguido acompanhar sua família, que também cresceu. Além de João (Bruno Garcia) e Paulinho (Eduardo Mello), tem a pequena Clarinha (Duda Batista), de apenas 6 anos, que fica sob os cuidados da fiel Rosa (Cristina Pereira).

É quando Alice resolve se aposentar e deixa o comando dos negócios com sua mãe, Marion (Denise Weinberg). A situação muda quando aparece uma rival disposta a roubar a cena no mundo profissional de Alice e a força a voltar ao mercado e retomar seu lugar. Na vida real, Ingrid é mãe de Clara, de 8 anos, e conta como concilia o trabalho com a maternidade. "Hoje em dia, faço escolhas levando em conta as férias da Clara, por exemplo. Ela sabe que eu amo o que faço. Converso muito com ela, levo ao set e, quando percebo que ela está carente, mudo tudo pra ficar mais com ela", conta Ingrid, afirmando que o horário da filmagem é ótimo para ficar mais presente. "Acordo junto com ela e durmo no mesmo horário. Na folga, eu a levo pro set e ela adora. Às vezes, até participa", acrescenta.

Paris

Durante a temporada em que roda o filme em Paris, a equipe do longa terá locações na Avenida Champs-Élysées, nas margens do Rio Sena, no Jardim de Luxemburgo, entre outros pontos da capital francesa. "Conheço bem Paris. Minha mãe aluga um apartamento lá todo ano. Estou muito empolgada e feliz, pois amo filmar fora, com equipe gringa, ainda mais pelas ruas lindas de Paris. Vai ser uma emoção", frisa Ingrid, que não arranha o idioma francês. "A língua do set vai ser inglês, mas é claro que vamos brincar com isso no filme", entrega a intérprete, que depois das filmagens em Paris, estica para Londres, de férias com umas amigas.

Revezar

Trazendo no currículo longas como 'Fala Sério, Mãe!', 'Entre Idas e Vindas' e 'Loucas Pra Casar', Ingrid diz que tenta revezar os tipos de filmes que faz. "Amo também fazer filmes pequenos e autorais. Ano passado, filmei 'O Sofá', com o (diretor) Bruno Safadi e o (ator) Chay Suede. Filme pequeno, guerrilha, feito em sete dias, em que fiz uma moradora de rua, oposto do que estou fazendo agora. Foi lindo", comemora ela, que diz ficar em vários momentos de pernas para o ar. "Principalmente quando trabalho muito. Fico louca tentando equilibrar os pratos. Por isso, digo que Alice é meu alter ego. Aí, eu paro, faço acupuntura, terapia, massagem, e agora comecei a meditar. Tenho meu kit antiestresse. E rezo, sempre", ensina.

Você pode gostar
Comentários