Satanás (Mayana Moura) - Edu Moraes/Record
Satanás (Mayana Moura)Edu Moraes/Record
Por Gabriel Sobreira

Rio - Mayana Moura, 35 anos, não pensou duas vezes quando recebeu o convite para interpretar Satanás, o grande vilão de ‘Jesus’. Novela que a Record estreia terça-feira, às 20h45. “Rezei antes de pegar esse personagem”, lembra a atriz, que para dar vida ao antagonista, raspou as sobrancelhas e terá a voz alterada por efeitos. Tudo para dar o tom de androgenia buscado pela produção.

SUSTO

“Uma atriz, que não estou lembrando o nome dela agora e que estava gravando há alguns dias, chegou no camarim e levou um susto quando me viu. Eu falei: ‘gente, não sabia que estava tão assustadora (risos)’. Ninguém tinha tido essa reação”, comemora Mayana, que é fã de Marilyn Manson, David Bowie e filmes de terror. “Então, para mim está sendo mais gostoso do que complexo. Está sendo uma delícia fazer esse personagem”, atesta.

PROTETOR SOLAR

Sobre o fato de raspar o cabelo (ela já tinha raspado as sobrancelhas quando tinha aproximadamente 18 anos), ela conta que não foi fácil de lidar. "Não foi uma opção minha. Foi da direção. Vou ser sincera, no primeiro momento fiquei insegura. Não foi muito fácil raspar o cabelo a princípio, não", confessa ela, aos risos. "Nunca tinha raspado zero. Não chorei. Já me acostumei. E depois, achei tão bonito que acho que nunca me senti tão bonita na minha vida como estou agora, sendo careca. E é tão gostoso também o vento, a água na cabeça. É uma sensação muito boa, libertadora. A careca exige, sim, um cuidado especial. Passo protetor solar 70", acrescenta ela, que faz sua estreia na Record.

Além desse cuidado, Mayana conta que tem duas perucas e muitos gorrinhos para o seu dia a dia. "Eu postava foto de peruca no Instagram porque a Record não queria que eu revelasse que estava careca. Agora que já posso postar foto careca, estou adorando e só quero fazer fotos assim", diverte-se ela, que recentemente viveu a Carolina de 'Tempo de Amar', da Globo.

TENTAÇÃO

Em suas pesquisas e estudos, Mayana Moura acredita que Satanás é tudo que pode corromper o ser humano ("Acho que cada um tem um diabo, o seu próprio diabo. Porque ele toma diversas formas", diz). Tanto que ele, na novela, só aparece para tentar Jesus (Dudu Azevedo) e os anjos.

"Ele é o pai da mentira, da cortina de fumaça. Então, qualquer coisa que possa te corromper, uma pessoa bonita, mas que seja casada, seja ter paixão por dinheiro, carro, casas e passar por cima dos outros para ter essas coisas, Satanás vai colocar esse tipo de situação na sua frente. Basta que você o adore. A história é essa. 'Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares' disse ele para Jesus", diz.

E a atriz acrescenta: "Segundo a Bíblia, nós não deveríamos adorar nada além de Deus. Por exemplo, ídolos, Rihanna, qualquer cantor que seja, segundo a Bíblia não deveríamos adorar essas pessoas, só a Deus. O mundo está bem do capeta mesmo".

MARROCOS

Durante 17 dias, Mayana esteve no Marrocos, na África, com o restante do elenco e equipe técnica de 'Jesus' para gravar cenas importantes da trama. "Foi uma coisa louca. A minha roupa é um capuz de lã presa no pescoço e vai até o chão. Tudo é tapado. E são umas quatro camadas pesadas de pano. E lá faziam 53°C. É um maçarico na sua cabeça mesmo", recorda-se a atriz. "Não tenho resistência alguma a sol. Para gravar, jogava água, molhava o vestido inteiro. Foi uma experiência de luta. Assistindo ao Dudu trabalhar no Marrocos, ele foi um super-herói. As coisas que ele passou eram pesadas. Tinham espinhos no pé, pedras, calor de 53°C, crucificado, horas na maquiagem para fazer aquelas feridas todas, quantidade enorme de sangue. Foi um trabalho muito duro e árduo. Acho que tudo isso vai imprimir na cena", acredita.

SEM VULTOS

Para compor o personagem, a atriz também usa unhas grandes e afiadas. "A gente deixa na cor natural da unha, mas toda suja, tipo nojenta. A intenção é dar medo mesmo", explica ela, que esclarece que nos bastidores da novela tudo vai muito bem, obrigado. "Não teve vulto, não teve calafrios, está tudo suave na nave. O diretor Edgard Miranda é maravilhoso, tem uma energia ótima, positiva. O Dudu (Azevedo) tem uma energia maravilhosa, eu também estou com uma energia ótima", lista ela, que faz oração sempre de manhã e à noite pedindo proteção e luz. "E agradecendo que estou tendo essa oportunidade de contar essa história tão bonita. Não tem acontecido nada de ruim, graças a Deus (risos)", confessa.

SATANÁS

O mesmo acontece quando Mayana termina o expediente nos estúdios ou em externas. "Não tem Satanás na minha casa, tipo não levo (personagem) para minha casa. Graças a Deus, a chavinha está ligando e desligando numa boa", conta ela. A intérprete de Satanás revela que o seu personagem tem até um perfume, que ela usa sempre que está em cena. Quando termina os trabalhos, ela toma banho e imediatamente coloca o perfume dela. "Tem o cordão dele, que também tiro. Era meu, eu dei para ele e agora não quero de volta. Vou deixar para ele", frisa, aos risos.

JESUS

Apesar de não ter nenhuma religião específica, Mayana diz que tem uma relação com Jesus Cristo. Ela conta que conversa muito com ele. "Ele conhece meu coração como ninguém. Então, se alguém tiver que me julgar, que seja Jesus Cristo e o que ele julgar eu aceito, que isso fique bem claro", destaca ela, que está ansiosa para ver o retorno do público. "Espero que eles amem odiar o meu personagem", torce.

No que depender das redes sociais, o papel de Mayana é sucesso antes mesmo da estreia. Na internet é chamado de 'The Monio'. "A dona do perfil entrou em contato comigo, perguntou se podia oficializar, eu falei que sim. Adorei que (o personagem) tem fã-clube", festeja.

Você pode gostar
Comentários