
Rio - Na coluna deste sábado, o tema é o sedentarismo na infância e como é importante mudar o cenário atual que conta com 41 milhões de crianças menores de 5 anos obesas ou acima do peso no mundo, segundo a OMS e, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela UERJ, que aponta que 45,2% dos jovens entre 10 e 15 anos matriculados em onze escolas públicas do Rio apresentam índice de sobrepeso e obesidade.
E agora na volta às aulas, a dica de especialistas é procurar uma atividade física que faça a criança gastar energia e calorias para ficar saudável e bem disposta. Academias, clubes e até escolas oferecem opções como natação, futsal ou ballet para a criançada, mas nem sempre os pequenos se encaixam nessas modalidades e buscar algo diferente pode ser uma boa solução. Selecionamos abaixo algumas opções no Rio e em Niterói para quem quer fugir dos esportes tradicionais, estimulando a prática esportiva dos filhos.
- Na Intrépida Trupe, as crianças vão se divertir com o curso A Cobra Na Bacia, que é uma brincadeira com a palavra acrobacia. Segundo Vanda Jacques, diretora da Intrépida, o aprendizado em si e tudo o que acontece neste processo pedagógico é suficientemente rico pra justificar a prática: valoriza o espírito lúdico na comunicação, tem a brincadeira como elementos de identidade e integração social e dá uma ideia do potencial transformador da arte circense. “Como o circo é uma arte cênica viva, o público se faz necessário. Por isso, ao fim de cada ano, os alunos apresentam um espetáculo”, pontua Vanda. A Cobra na Bacia acontece no Espaço de Criação da Intrépida Trupe, atende crianças e adolescentes a partir de 6 anos de idade, sempre às terças e quintas, de manhã (de 8h30 as 10h30) e à tarde (de 17h as 19h), no Centro Cultural Fundição Progresso, que fica na Rua dos Arcos, 24, na Lapa. O telefone para contato é (21) 2220-1977.
- Na Bodytech, há diferentes atividades para as crianças. Na Crossfit Kids, os pequenos usam argolas, bolas, bastões, bambolês coloridos e outros instrumentos. Lúdica, a atividade tem como principal objetivo desenvolver hábitos saudáveis nos pequenos e tem turmas divididas entre faixas etárias (3 a 6 anos; 7 a 10; e 11 a 14). As aulas incentivam, através de brincadeiras, o trabalho em equipe, o gosto pela prática de exercícios e maior concentração e desenvolvimento motor. “Foi a atividade que mais cresceu nos últimos anos. Para as crianças e adolescentes, toda a base da aula é lúdica, feita para a diversão. O cross fit Kids incentiva o senso de equipe e ajuda os alunos a superarem suas habilidades e expectativas ”, destaca Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech. Já na Yoga Kids, o objetivo é apresentar às crianças as técnicas da yoga de forma lúdica, por meio de jogos cooperativos, posturas (Ásanas) e música. “A dinâmica da Yoga Kids funciona do seguinte modo: os alunos são estimulados a realizar diversos movimentos globais, utilizando seus corpos para imitar animais, elementos da natureza e objetos que fazem parte do seu universo. Matis, bloquinhos, bambolês e elásticos estão entre os materiais utilizados no decorrer da aula. Ao desenvolver o desempenho dos movimentos da criança, ela vai se tornar mais dinâmica, forte e equilibrada, executando as tarefas da vida diária com consciência corporal“, explica Paula Toyansk, gerente nacional de Acqua e Kids. O resultado da Yoga Kids, voltada para a faixa etária de 07 a 11 anos, é criar consciência corporal, coordenação e lateralidade (capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente), assim como fortalecer os músculos, a parte óssea e ainda proporcionar maior flexibilidade e equilíbrio. As duas modalidades acontecem na Bodytech Cittá América, que fica na Avenida das Américas, 700, Barra da Tijuca, Bloco 8 - Loja 121. O telefone de lá é (21) – 21327222.
- A Bebola Escola de Esportes, com duas unidades em Copacabana e uma no Humaitá, tem, além inúmeras atividades, como futsal, tênis, basquete e vôlei. Além disso, tem turma de minifutsal e educação física infantil (para crianças a partir de 3 anos), que é uma mistura de aula de educação física com introdução ao futsal - essas turmas surgiram pela procura dos pais para uma atividade que estimulasse a coordenação motora das crianças pequenas. A Bebola também tem ginastica rítmica e capoeira para os pequenos. Mais informações no Instagram da escolinha https://www.instagram.com/bebola.esportes/
- A Team Nogueira Cachambi tem uma modalidade, que é sucesso entre os alunos com idade entre 04 e 13 anos: o Kids Camp. A atividade foi idealizada pela empresária Karen Ferro, proprietária da franquia Cachambi, com o objetivo de ajudar no combate à obesidade infantil. “Queremos colaborar para que a criança não chegue à obesidade e também tentar acabar com o sobrepeso e o sedentarismo dos pequenos, que, às vezes, preferem ficar em casa comendo e jogando vídeo game”, comenta Karen. Além de ajudar no controle do peso e promover hábitos saudáveis às crianças, o Kids Camp estimula o bem-estar físico, mental e emocional e o desenvolvimento da massa óssea, muscular e de todas as articulações, contribui na prevenção de doenças, promove a sociabilidade e estimula o amadurecimento das habilidades motoras. A Team Nogueira Cachambi fica na R. García Redondo, 163, no Cachambi. Para saber mais, ligue (21) 3173-0112
- A academia Tio Sam Camboinhas, em Niterói, oferece uma atividade bem diferente para crianças, o Muay Thai, que para muitos é conhecida especificamente como uma prática adulta. Assim como qualquer arte marcial, essas aulas dão forte noção de disciplina e respeito, aspectos muito importantes para a formação moral e social de qualquer pessoa. Além disso, a modalidade exige muito do auto controle, equilíbrio, condicionamento cardio respiratório e força muscular do praticante. “Todos esses benefícios são incansavelmente praticados em cada treino”, explica o professor Léo Saturnino. Na Tio Sam, as aulas não tem restrição sobre a idade para começar – há, inclusive, um aluno com 4 anos -, nem são divididas entre meninas e meninos. Qualquer criança com um mínimo de coordenação motora pode se aventurar em uma aula experimental para tentar se adaptar. Mas é importante observar que essa coordenação aparece em diferentes idades para cada um e o papel do professor é exatamente identificar se aquele aluno apresenta o mínimo necessário para encarar as aulas de forma produtiva ou se talvez seja recomendável aguardar um pouco mais, até que a criança possa realmente entender os princípios de uma arte marcial. A Tio Sam Camboinhas fica na Av. Prof. Florestan Fernandes, 1625, em Camboinhas, Niterói e também oferece atividades como o Projeto Top de Linha de natação, Projeto Bailar, de danças e judô e, em breve, terá a Academia da Criança. O telefone do local é (21) 3184-9100.
- Já a Hebraica Rio está cada vez mais com alternativas para as crianças começarem a se movimentar desde cedo. Hoje, fazem parte do quadro desportivo atividades como futsal, patinação artística, jiu jitsu, judô, capoeira, tênis de mesa, dança israelita, krav maga, acrobacia aérea, ballet e vôlei – é lá, inclusive, que fica a sede da Escolinha de Vôlei do Bernardinho, que prepara futuros jogadores de vôlei com a técnica do principal treinador do esporte de todos os tempos. “A prática de exercícios não é importante apenas para o controle do peso. Ela integra as crianças, cria laços, ajuda no desenvolvimento físico e emocional de cada indivíduo. Na Hebraica, nós sempre incentivamos o esporte, e por isso buscamos criar uma grade diversificada para atender às necessidades de cada aluno. Se a criança quiser se profissionalizar no futuro, estaremos prontos para incentivar e ajudar nesse processo. Mas, mais do que isso, queremos que os alunos tenham a atividade física como rotina”, comenta o presidente do clube, Luiz Mairovitch.
- O Fluminense oferece aulas de natação, nado artístico, saltos ornamentais, vôlei, ginástica artística, judô, basquete e polo aquático para crianças, na parte da manhã e da tarde. As turmas são divididas por faixa etária e nível de cada aluno. Na natação, a metodologia usada é do campeão Gustavo Borges, com ficha de avaliação, onde é acompanhado o desenvolvimento dos alunos, identificando as necessidades de aprendizado e efetuando as correções de cada modalidade de nado. Segundo Maura Xavier, técnica do nado artístico do clube e que também integra a seleção brasileira, todos os esportes colaboram para o combate à obesidade infantil, já que a prática esportiva tira a criança do sedentarismo e contribui para a perda de peso. “No nado artístico, a carga horária das aulas é de duas horas por dia. Sem dúvidas a queima calórica é muito maior do que a de outras atividades que levam apenas 40 minutos e que não exigem tanto da criança. É preciso velocidade de execução, flexibilidade, equilíbrio e muitas vezes a participação em grupo. O esporte requer disciplina, foco e cuidado com a alimentação, principalmente quando se entra no nível competitivo. Não temos dúvidas de que tudo isso ajuda no desenvolvimento infantil e na busca por uma vida saudável", explica. Informações sobre as aulas podem ser obtidas diretamente na secretaria do clube ou pelo telefone: (21) 3179-7433 ou 7433.
- E para quem ama animais e quer fazer um esporte ao ar livre, a dica é o Pônei Club do Brasil, localizado na Sociedade Hípica Brasileira. Destinados a crianças de 18 meses a 12 anos de idade, os pôneis permitem aos alunos iniciar o desenvolvimento de todas as habilidades ao hipismo numa montaria de tamanho adequado. O animal é um parceiro ideal para qualquer tipo de brincadeira, ajuda a criança a crescer, amadurecer, formar personalidade superar medo e insegurança e dominar a hiperatividade. As aulas de 35 minutos acontecem de terças a domingos, para a classe Baby-Pônei, para crianças de 18 meses até 4 anos e com duração de 45 minutos para a faixa dos 5 aos 12 anos (com altura máxima de 1,50m e até 50kg). A Sociedade Hípica Brasileira, fica na Av. Borges de Medeiros, 2448. Para mais informações: (21) 98313-5455 ou (21) 99856-7717.
- No Yoga Lúdico Niterói, as aulas de Yoga podem ser realizadas por crianças a partir de 4 anos, com ênfase no desenvolvimento da paciência, tolerância, não competição, percepção do espaço (sons, formas, cheiros), equilíbrio. Elas começam a aprender a capacidade de perceber e amenizar estados emocionais (raiva, preguiça, ansiedade), através de jogos e contação de histórias, onde são trabalhados o amor à natureza e ao próximo, e a autoestima (procurando aliviar os medos comuns nesta idade, como o medo do escuro). As crianças também aproveitam o momento do relaxamento, que além de acalmar, estimula o pensamento positivo e a criatividade. A pintura de mandalas ampliam a capacidade de concentração. Mais informações: www.yogaludiconiteroi.com.br.









