Por O Dia

Rio - As inscrição para o concurso Batuque da Boa para descobrir novos talentos do samba encerra nesta sexta-feira. Os interessados devem se inscrever através do site https://www.antarctica.com.br/concurso-batuque-da-boa. O vencedor, que vai levar para a casa o prêmio de R$ 40 mil, será conhecido em um show aberto ao público, no dia 3 de novembro, no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio

As composições do concurso serão avaliadas por um júri técnico de peso, formado por Nei Lopes como presidente, Paulão 7 Cordas, Marcos Suzano, Rodrigo Campello e Dorina. Ao longo da competição, o público também poderá dar seu voto pelo site.

De acordo com os organizadores da competição, a ideia é fazer os compositores tirarem seus sambas da gaveta. “Antarctica sempre esteve ao lado dos cariocas e do samba. Nossa intenção é reforçar a importância de se dar voz aos compositores, novos talentos ou até mesmo quem já está na estrada há bastante tempo, mas que nunca encontrou seu espaço”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Antarctica.

A ideia do concurso é fazer os compositores tirarem seus sambas da gaveta. A marca revirou o baú da ditadura e encontrou “Céu País”, justamente de Gonzaguinha, que foi escrita em 1973 e nunca foi lançada. Na época, o artista foi um dos principais compositores a sofrer com a censura. Documentos da época mostram que, de 72 composições enviadas para a análise do governo militar, 54 foram vetadas.

Embalada nessa história, Antarctica recriou a canção na voz do próprio compositor carioca, que faleceu em 1991, por meio de uma tecnologia inovadora, que usou reconstruções retiradas de diversos materiais gravados pelo artista, recortes feitos palavra por palavra de entrevistas, áudios e outros materiais originais. Além disso, para a ação, criada pela AlmapBBDO, houve suporte de outro cantor, que possui tom de voz próximo ao dele.

Você pode gostar