
Rio - A Academia Brasileira de Cinema anunciou na noite desta terça-feira os vencedores do "Grande Prêmio do Cinema Brasileiro", em cerimônia no Rio. "Bingo - O Rei das Manhãs", de Daniel Rezende, recebeu oito troféus Grande Otelo, nas categorias "Melhor Longa-metragem de Ficção", "Montagem de Ficção", "Figurino", "Maquiagem", "Direção de Arte", "Voto Popular - Melhor Longa- Metragem de Ficção", "Ator Coadjuvante" e "Melhor Ator".
O segundo filme mais premiado foi "A Glória e a Graça", de Flávio Ramos Tambellini, com três troféus: "Roteiro", "Direção de Fotografia" e "Melhor Atriz Coadjuvante". "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, levou os prêmios de "Melhor Direção" e "Melhor Atriz".
Este ano, a disputa reuniu 36 longas e 20 curtas nacionais, além de cinco longas estrangeiros, que concorreram em 30 categorias.
Um dos pontos altos e mais emocionantes da noite foi a homenagem à Fernanda Montenegro, que aos 89 anos de idade celebra 75 de carreira. Vinícius Oliveira, que contracenou ainda criança com a atriz em "Central do Brasil", em 1998, recitou um cordel de Bráulio Bessa escrito especialmente para ela, levando a Grande Dama às lágrimas.
Os diretores Cacá Diegues e Zelito Viana, e o produtor Luiz Carlos Barreto, amigos de longa data de Fernanda Montenegro, subiram ao palco para entregar o troféu. O cineasta Nelson Pereira dos Santos e o diretor, produtor e ex-presidente da Academia Brasileira de Cinema, Roberto Farias, que morreram esse ano, também foram lembrados.