Luciana Vendramini - Rafaeo Souza/Divulgação
Luciana VendraminiRafaeo Souza/Divulgação
Por Gabriel Sobreira

Rio - Símbolo sexual e musa dos anos 1980, ex-garota do 'Fantástico', da Globo, e duas vezes capa da revista 'Playboy', Luciana Vendramini, 47 anos, nem sempre se achou tão bonita. "Era muito magrela, cabelão escorrido na cara, loura platinada. Eu fazia o meu próprio bullying. Falava: 'Não sou a peituda, a gatinha do colégio, não tenho o cabelo transado minha mãe não deixava eu ter, e meu pai não deixava eu usar calça justa'. Eu era realmente aquele patinho feio", lembra, aos risos. Mas quando ela fez 15 anos, tudo mudou.

"Parece que 'pipocou' tudo. Peito, bunda, coxa. E veio aquela coisa da adolescente, do hormônio, de se sentir menina bonitinha, saudável, gatinha, cheia de vida. Aí ganhei como a garota mais bonita do colégio (risos), aí depois da cidade", vibra a atriz.

Crise de idade

Bem diferente de sua personagem, a Solange em 'Espelho da Vida', da Globo, que não aceita seus 40 anos, Luciana é bem-resolvida quando o assunto é a passagem do tempo. Mas nem sempre foi assim. "Quando fiz 26 anos, me deu uma coisa maluca, me senti Matusalém. Me senti muito velha. Falei: 'Meu Deus, estou velha. Preciso levar minha vida mais a sério, trabalhar mais'", diverte-se.

Em paz com o espelho, Luciana confessa que já passou por momentos de não se gostar. "De achar que eu tinha o peito muito grande para o meu tamanho, bunda grande. Sou pequena, fui bailarina, e peito grande me atrapalhava. Eu não gostava, enfaixava porque queria ter peito 'seco', ser seca. Mas é minha genética", diz a descendente de italianos.

Modelo renascentista

A atriz conta que nunca teve coragem de fazer uma mamoplastia redutora. "Minhas amigas começavam a diminuir o peito. Eu não. Hoje eu gosto. A maturidade te dá uma aceitação maravilhosa. Você aprende que aquilo que não gostava em uma época de adolescente era gerado por opiniões alheias. Você vê que, quando se afasta delas, a sua vida é a mais legal e você mais feliz", revela. "Estou bem com meu peitão. Chamo eles de 'peitolas'. Estou bem com minhas 'peitolas', com minha bunda também está tudo bem. Sou modelo renascentista, sou mulher curvilínea", decreta, às gargalhadas.

Sem exagero

Para Luciana, a mulher na faixa dos 40 anos ainda é jovem. Ela diz que vê fotos das tias dela quando tinham 40 anos e percebe como os tempos mudaram. "É uma questão de o mundo ter se modernizado, a medicina, a parte de estética também. Vejo mulher com 50 anos que dou 30", afirma. "Hoje, acho que as meninas de 20 e poucos anos são um pouco over na busca pela beleza. Mas a mulherada da minha geração, com 40 anos, não. Não fizemos muita loucura. Não entramos em processo de cirurgia como vejo a garotada entrando. Essa mulherada (de 40) está bem conservada, jovem", completa.

Maternidade

Namorando há um ano o psicanalista Francisco Borges, a loura diz que não planeja a maternidade. "Às vezes, tenho vontade, às vezes, não. Depende do grau da minha paixão no momento. Se estou amando demais, eu quero ter uma prole de filhos. Se estou mais ou menos, eu penso: 'Ah, não vou ter filho' (risos)", entrega. E como está agora? "No momento, estou analisando (risos). Sabe aquele tipo de momento 'recalculando rota'? Eu estou assim", brinca.

Globo

A novela 'Espelho da Vida' representa o fim de um período de 14 anos longe da Globo. A última novela no canal foi 'Da Cor do Pecado', em 2004. Em 2014, Luciana atuou em 'Amor e Revolução', do SBT. "É, demorou. O povo cobrava bastante a minha volta. Acho até engraçado porque algumas pessoas falavam assim: 'Você está sumida'. Porque se a gente não está na novela, a gente está sumida. De fato, é assim para o público. Ainda a TV aberta é muito forte e vai ser por muito tempo. Comecei a sentir vontade de querer fazer de novo", afirma.

Retorno

A volta para a TV não poderia ser mais familiar para Luciana. O convite para a novela de Elizabeth Jhin partiu de Pedro Vasconcelos, diretor artístico da novela e com quem a loura havia contracenado na novela 'Vamp', em 1991. "Ele foi meu irmão na novela. Mas a gente não se via há muito tempo, desde 'Vamp'. E quando me encontrei com ele, tomei um baita susto. Ele era aquele menino carioca, surfista, e hoje um diretor com uma demanda de responsabilidade em cima dele. Fiquei muito feliz", recorda-se ela, que faz parte do núcleo cômico da novela junto com Evandro Mesquita (outro ator de 'Vamp') e Vera Fischer. "A gente se conheceu em 'Vamp', mas não contracenávamos. Ele é um mestre no humor, tem me ajudado bastante. Já a Vera Fischer é uma mulher que admiro em todos os sentidos. Ela tem ânimo que, às vezes, penso: 'Meu Deus, eu devo ter uns 100 anos perto dela'. Ela é de uma jovialidade, generosidade", derrete-se sobre os colegas de cena.

Espíritos

Como a novela trata sobre vidas passadas, Luciana Vendramini diz que é muito reconfortante acreditar no tema, assim como reencarnação, déjà vu ou mesmo espíritos. "Tinha muito medo de espíritos. Tenho esse medo infantil. Ainda tenho. Não quero que me apareça nenhum. Tenho medo do escuro, mas não de aparecer alguém. Quando fico ouvindo minhas tias, avós, contando as historinhas, fico toda medrosa, morro de medo", revela, aos risos.

A trama

Em 'Espelho da Vida', Luciana interpreta Solange, que é uma grande atriz do teatro paulista e não aceita a chegada da idade. "Ela quer ser gatinha. Tenho esse franjão para dar o ar de gatinha", explica a atriz. Ainda na história, a personagem vai para a fictícia cidade de Rosa Branca para as filmagens do filme dirigido por Alain (João Vicente Castro). Solange teve um relacionamento no passado com Emiliano (Evandro Mesquita) e hoje não o suporta. A situação entre eles piora quando descobrem que farão par romântico no longa, sendo que a personagem de Solange será submissa ao papel de Emiliano. Além disso, a loura vive trocando indiretas com Carmo (Vera Fischer). "Fazer esse jogo de gato e rato com ele está sendo muito divertido", destaca a paulista de Jaú.

O fato de trabalhar com comédia era uma antiga vontade de Luciana. Amigos dela falavam que a atriz levava jeito para humor, e ela está adorando. "A comédia era um desafio. Eu nunca tinha feito. Gostava de fazer drama, gosto de fazer uma coisa densa. Mas está sendo tão bom fazer uma coisa leve. E não sabia disso (risos)", vibra.

Você pode gostar
Comentários