Serro Azul - Aguinaldo Silva/Reprodução
Serro AzulAguinaldo Silva/Reprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Em 'O Sétimo Guardião', novela das 21h da Globo, que estreia dia 13 de novembro, o sumiço de um gato misterioso muda a vida da pequena Serro Azul, uma cidade fictícia onde avanços tecnológicos como internet e celular ainda não chegaram e vizinha de Greenville e Tubiacanga. O felino Léon é de propriedade de Egídio (Antônio Calloni), que ao lado do prefeito Eurico (Dan Stulbach), do delegado Machado (Milhem Cortaz), do médico Aranha (Paulo Rocha), do mendigo Feliciano (Leopoldo Pacheco), da cafetina Ondina (Ana Beatriz Nogueira) e da esotérica Milu (Zezé Polessa), guarda um segredo: uma fonte com propriedades curativas e rejuvenescedoras.

"Ao longo de minha carreira como autor, consegui construir um território ficcional. Volto, desta vez, ao realismo mágico, em que transitei algumas vezes. Agora, em uma cidade que já foi citada em outras novelas minhas, mas que até então nunca havia aparecido: Serro Azul", conta Aguinaldo Silva, autor do folhetim.

A TRAMA

Egídio era noivo de Valentina Marsalla (Lilia Cabral) na época em que ela ainda se chamava Marlene e a largou no altar ao receber a missão de se tornar guardião-mor da fonte. Para esse novo ofício, ele não poderia se casar ou ter filhos. Quando Léon desaparece, Egídio entende que o animal foi em busca de um novo guardião-mor.

Em São Paulo, o gato vai de encontro de Gabriel (Bruno Gagliasso), filho de Valentina, que depois de fugir de Serro Azul e jurar nunca mais voltar, agora é uma famosa empresária do ramo de cosméticos. Ela só pensa no casamento de seu único filho com Laura (Yanna Lavigne), filha do poderoso Olavo de Aragão Duarte (Tony Ramos). Mas, depois da visita do gato, Gabriel desiste do casamento e parte para Serro Azul, sem nunca ter sequer ouvido falar da cidade.

CASAL

Chegando lá, a primeira pessoa a cruzar seu caminho é Luz (Marina Ruy Barbosa), uma recém-formada professora, que desde pequena tem sonhos enigmáticos, alguns deles são visões de algo que está prestes a acontecer.

Em pouco tempo, os dois percebem que estão ligados pelo amor. Disposto a viver esse sentimento, Gabriel será capaz de enfrentar até mesmo a fúria de sua mãe. O casal só não imagina que vai se deparar com um obstáculo ainda maior. "Gabriel, para assumir seu posto de guardião-mor da fonte, terá que fazer uma escolha", adianta o autor.

NÚMEROS

Para tornar realidade todo esse universo, uma cidade cenográfica com 18 mil metros quadrados foi construída nos Estúdios Globo. O espaço tem 38 edificações, 27 delas com interior, utilizadas pelos personagens. "Queremos reproduzir uma verdadeira cidade do interior, com a praça, a igreja, a prefeitura", conta o diretor artístico Rogério Gomes. A fonte protegida pelos guardiães também está sendo construída e terá seis metros de queda d'água dentro de uma gruta cenográfica de mais de mil metros quadrados. "Esperamos alcançar o efeito de grandiosidade que o segredo da fonte pede", torce Gomes.

 

Você pode gostar
Comentários