Quarteto Brasil de Tuhu e atriz Maria Ceiça fazem primeiro concerto aberto ao público no Teatro Dulcina - Divulgação
Quarteto Brasil de Tuhu e atriz Maria Ceiça fazem primeiro concerto aberto ao público no Teatro DulcinaDivulgação
Por O Dia

Rio - O programa de educação musical Brasil de Tuhu está comemorando a sua décima edição ao longo do ano. Liderado pela violinista venezuelana Carla Rincón, diretora pedagógica do programa, o Quarteto Brasil de Tuhu, formado também pelos jovens Chiara Pinnola no segundo violino, Gabriel Vailant na viola e Matias Roque no violoncelo, promoverá uma apresentação única, aberta e gratuita na segunda-feira, às 11h30, no Teatro Dulcina, Centro do Rio.

De acordo com o grupo, nos 10 anos de formação, o concerto já foi visto por aproximadamente 39 mil alunos e professores de mais de 270 escolas públicas, distribuídas por 40 municípios de 13 estados brasileiros – Piauí, Acre, Mato Grosso, Ceará, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pará.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso à educação musical no país eaproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto, estética que, muitas vezes, está distante dos seus cotidianos”, explica Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do Brasil de Tuhu.

Costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala (responsável, entre outras, pelas trilhas sonoras das minisséries Hoje é Dia de Maria, Capitu e Sítio do Picapau Amarelo), o roteiro do Concerto Didático – adaptado para transmissão na rádio - foi desenvolvido especialmente para crianças de 6 a 12 anos, mas também encantador para todas as idades.

Baseado no antológico 'Guia Prático' (1932) de Heitor Villa-Lobos, o espetáculo ganha ainda mais interatividade com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu que, de forma lúdica e divertida, ensinam noções básicas dos elementos da música (ritmo, melodia e harmonia) e apresentam os instrumentos que compõem um quarteto de cordas. 

Serviço: 

Data: 15 de outubro, das 11h30 às 13h

Onde: Teatro Dulcina – Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro do Rio (tel infos: 2240-4879)

Quanto: Entrada franca

Classificação: livre

Você pode gostar