péricles - Divulgação
périclesDivulgação
Por Ricardo Schott | ricardo.schott@odia.com.br

Rio - Após sair do Exaltasamba em 2011, Péricles tem somado experiências novas à sua carreira. Em 2012, participou do quadro 'Dança dos Famosos', do 'Domingão do Faustão'. Normalmente mais contido no palco, o sambista teve aulas de dança com Luiza Módolo e ganhou mais leveza. O cantor teve sua trajetória na competição interrompida quando precisou dançar rockabilly - seu estilo não agradou aos jurados e fez com que perdesse o lugar nas finais. Mas o contato com a dança gerou frutos. Em sua nova turnê, 'Em Sua Direção', que passou pelo KM de Vantagens Hall no último fim de semana - Péricles solta-se de vez no palco, sob a direção do ator Lázaro Ramos, e na batuta da coreógrafa Luiza.

"Estar na 'Dança' foi como um curso de teatro. Valeu muito ter participado, tanto que trouxe a participação da Luiza para o show. E trabalhar com Lázaro... Eu não imaginava que seria tão bom. Tá sendo muito melhor do que a gente imagina!", alegra-se o cantor, feliz por ter trazido a tour para o Rio. "É a minha segunda casa! Depois do primeiro show em São Paulo, foi natural fazer o segundo no Rio. É sempre uma emoção muito grande encontrar o público carioca que me acolhe com tanto carinho. Sentir essa energia depois de meses de trabalho é o que realmente vale pra qualquer artista".

SEM DIREÇÃO

Péricles vinha acompanhando o trabalho de Lázaro fazia tempo. Observou a atuação do amigo na série 'Mister Brau', da Rede Globo, ficou impressionado com a ligação do ator com a música, e resolveu convidá-lo.

"A visão dele e da equipe dele fez com que nosso show ganhasse uma interação enorme. Eu já tinha uma dimensão do palco, e essa dimensão aumentou muito depois que tive contato com Lázaro. Ele veio mostrar que nosso limite pode ser maior", conta Péricles.

O sambista recorda que nunca tinha sido dirigido por ninguém. "Sério! A gente tinha nossas ideias, ia lá e fazia, e pronto. Com Lázaro rola aquele 'faz isso, faz aquilo, não faz aquilo, não fala aquilo, fala aquilo'", brinca. "Ele me fez ficar mais focalizado nos palcos, me fez saber onde eu estou e para onde posso ir. E temos backing vocals que cantam e dançam".

Péricles pode ficar tranquilo: Lázaro também está estreando como diretor de shows. "Sempre dirigi muito teatro, mas show nunca", conta o ator. "Agora tenho a facilidade porque o Péricles é uma das pessoas mais gentis que eu conheço, um grande intérprete e tudo fica muito mais fácil. Juntamos uma turma com várias pessoas da Bahia: a cenógrafa Renata Mota, o Jarbas Bittencourt, que está dirigindo comigo. Me sinto honrado pela confiança que ele depositou em mim".

ORIGENS

Lázaro Ramos e Péricles são dois grandes artistas brasileiros negros. O cantor diz que não foi o primeiro detalhe que veio à cabeça ao escolher Lázaro para comandar 'Em Sua Direção'. Mas que o assunto já foi tema de conversas da dupla, algumas vezes.

"Basicamente, somos duas pessoas que querem o melhor espetáculo para o show business brasileiro. Mas temos origens parecidas, somos dois homens negros que vieram da classe média baixa, mostrando que aprenderam muito. E querem dividir o que aprenderam com quem tá ali", explica.

VOZEIRÃO

Péricles costuma ser bastante elogiado pela assinatura forte que imprime às suas músicas. Seus vocais têm herança do soul e do gospel. E não foram poucas as vezes em que ele foi chamado, por fãs e jornalistas, de "rei da voz". "Fico muito feliz com isso, de verdade", conta. "Mas tem muita gente boa que canta até melhor que eu, e só precisa de uma oportunidade. Hoje em dia temos muito o que comemorar. Não foi fácil, e hoje continua não sendo fácil. No começo muita gente não acreditava, mas a caminhada foi bacana".

VEM DVD AÍ?

No que depender de Péricles, a turnê nova vai gerar algum disco - talvez um álbum ou um DVD, ou os dois, o que ele ainda vai decidir. O cantor vem lançando singles, como 'Até Que Durou', 'Hoje Tem', 'Foi Inevitável' e 'Logo de Manhã'. "Ainda é cedo para decidir se vem DVD, estamos no comecinho do trabalho. Mas estamos lançando um single por mês", revela. Péricles também acompanha o crescimento da carreira do filho, Lucas Morato, que já lançou um álbum e prepara single novo para breve.

"Ele está com uma carreira bem legal. De cada cinco sucessos do samba, dois são composições dele. Tem músicas com Thiaguinho, Ferrugem. Lucas está se revelando um grande compositor", afirma o pai zeloso, feliz da vida.

Você pode gostar
Comentários