Marcos Mion - Reprodução
Marcos MionReprodução
Por Gabriel Sobreira

Rio - Foram necessárias dez edições e dois ex-apresentadores (Britto Jr. e Roberto Justus) para a Record TV perceber que Marcos Mion, de 39 anos, é quem melhor se encaixa no comando de 'A Fazenda'. A resposta do público tem sido a mais positiva. O reality show, até o momento, tem média de 9,4 pontos de audiência e participação de 16%, o que garante a vice-liderança isolada em sua faixa de exibição. Essa é a melhor média do programa desde 2015, quando a atração registrou média de 9,8 pontos. Sem falar que o reality cresceu 8% no comparativo à edição exibida em 2017.

PRAGA?

Tudo isso contrariando a praga rogada por Ana Paula Renault, que ao ser a terceira eliminada do reality bradou: 'espero que 'A Fazenda 10' afunde a audiência'. "Eu achei engraçado (o desejo de Ana Paula). Só ver minha reação na hora. Dei risada. Adoro espontaneidade, ela sentindo-se chocada com o resultado teve essa reação e eu achei excelente", diverte-se Marcos Mion, que não fica surpreso com a eliminação de candidatos considerados fortes. "Me deixo neutro. Não pego pilha, não compro briga, nem causa de ninguém! Então, recebo a notícia da eliminação como parte do jogo. Essa edição não tem favoritos. São forças muito grandes e distintas", explica ele, que criou o bordão "fogo no feno", para falar dos barracos entre os peões.

ROTINA

Desde a estreia, no dia 18 de setembro, a rotina de Mion mudou drasticamente. Ele é informado 24h com relatórios sobre o que acontece na fazenda. "Pedi que me incluíssem em tudo. O que também foi uma novidade. E eu fico online ligado em tudo".

Segundo Mion, no início de 'A Fazenda', foi recomendado que ele não fosse tão simpático, mantendo o respeito para as horas das brigas. Claro que ele deu de ombros. "Eu sou comunicador de programa de auditório. Recebo com beijo e abraço. Eu sempre coloco apelidos nos meus convidados e faço eles amarem estar no meu programa. Não consigo fazer diferente na 'Fazenda'. E na hora de precisar respeitar, acalmar uma briga ou colocar ordem, tive tanto sucesso quanto antes".

PROVA DE FOGO

Apesar de o programa acabar tarde e ser feito em Itapecerica da Serra, na região metropolitana de São Paulo, ele não dorme na 'Fazenda'. "Levo uma hora até chegar em casa. E eu pulo da cama às 6h para acordar meus filhos e prepará-los para escola, sendo que na quinta-feira, quando gravamos a 'Prova de Fogo', eu chego em casa às 4h30, 5h. Mas são escolhas minhas. Ouvi da equipe que nunca os outros apresentadores ficavam até o final da prova. Faço questão de ficar", frisa.

"Até eu entender que tinha que diminuir 'o resto' das atividades da minha vida, eu fiquei várias vezes mais de 48 horas sem dormir nas primeiras quatro semanas. Foi insano. Eu achei que ia pifar. E quando digo mais de 48 é bem mais que 48", reforça, aos risos.

Para não "pifar", o apresentador conta com uma equipe que o ajuda a manter a qualidade de vida. "Tive que fazer um ritual especial ao chegar em casa, senão não consigo baixar a frequência. E acabo virando noite. E como fisiculturista, não dormir é a pior coisa pra perder os resultados. Então, pra mim ainda tem isso", observa.

SUCESSO

Marcos Mion credita o sucesso do programa ao conjunto de fatores que vai desde o time bem escolhido, passando pela equipe de profissionais envolvidos em 'A Fazenda' e à experiência e personalidade dele mesmo. "Quebrei muitos protocolos do 'perfil de apresentador de reality'. Já tinha feito isso no projeto 'A Casa', que não teve tanto sucesso quanto a 'Fazenda', mas me rendeu excelentes críticas por imprimir uma nova forma de conduzir um reality", lembra.

Outro fator que colaborou para o convite é o fato de ele ter apresentado, por anos, o quadro de sucesso 'Vale a Pena Ver Direito', analisando de forma divertida vídeos e realities, como 'A Fazenda', dentro do 'Legendários' (exibido na Record de 2010 até 2017).

"Afinal, para criar eu tinha que assistir a tudo, tudo mesmo, então podemos dizer que eu tive muitos anos de preparação como uma faculdade, para entender, destrinchar ('A Fazenda'). Eu já estava esperando (a proposta para ser apresentador). Mas também não era nenhuma garantia. Passei o primeiro semestre em angústia", confessa ele, que chegou a pedir a participação de Mionzinho (Victor Rodrigues Coelho), seu antigo parceiro de palco do 'Legendários'. "Inventei quadros e momentos para ele, mas o formato não permitiu", lamenta.

FAMÍLIA

Casado com Suzana Gullo e pai de Romeu, 13 anos, Donatella, 10, e Stefano, 8, o apresentador de 'A Fazenda' nem cogita de ficar ausente na rotina da família. "Mesmo sem dormir, dou conta das minhas obrigações como pai. Nada muda. Meus filhos são minha maior prioridade. Entre ser presente para eles ou para qualquer outra coisa, serei presente para eles sempre", conta ele, que antes da estreia do programa, levou os herdeiros para conhecer a casa. "Eu os levei lá no fim de semana antes de confinarem os participantes para ver tudo e conhecer os animais. Amaram. Donatella perguntou se não dava pra fazer o aniversário dela lá!", diverte-se.

"Não deixo meus filhos assistirem (à 'Fazenda'). Mas eles são curiosos, até porque é assunto na escola, no clube. Na verdade, com o tamanho do sucesso que estamos tendo, basta eu colocar o pé na rua para vir alguém falar (risos). Então, eles estão ligados que está rolando a 'Fazenda', mas eles não assistem", insiste.

SAIA JUSTA

Nesta edição de 'A Fazenda', por enquanto, a maior saia justa para o comunicador aconteceu no dia 1º de outubro, quando o programa foi interrompido por um comercial não programado por causa de falhas de comunicação: Mion não conseguia ouvir os peões.

O reality tinha acabado de voltar de um intervalo comercial, e o apresentador foi obrigado a chamar um novo reclame. Na volta, ele tomou uma atitude inédita. "Para evitar que o programa saísse do ar, pedi para entrar na sede e apresentar de lá, ao lado deles. Esse é o maior pesadelo que pode acontecer com um apresentador de reality. Fiz o programa até o fim sem retorno, sem ponto, sem texto, sem TP (teleprompter). Brinco dizendo que é aí, em uma situação como essa, que os homens se separam dos moleques (risos). Que quem sabe fazer se separa de quem só sabe ler TP", provoca, com bom humor.

Você pode gostar
Comentários