Eduardo Wotzik e Clarice Niskier no recital 'Um Ato Para Clarice' - Divulgação
Eduardo Wotzik e Clarice Niskier no recital 'Um Ato Para Clarice'Divulgação
Por O Dia
Rio - O evento “Caosos Cênicos” acontece nesta quinta-feira, às 17h, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Trata-se de um bate-papo sobre memórias e ocorridos nos bastidores do teatro. Eduardo Wotzik recebe os convidados Clarice Niskier, Gustavo Gasparani, Cristina Bethencourt e Jony Luz.
Esta é parte da verdadeira maratona teatral que aguarda o público até domingo marcando o encerramento do "Encontro com Eduardo Wotzik – 40 anos investigando o Teatro". O rol de atrações celebra 40 anos de trabalho do ator, autor, diretor e professor carioca Eduardo Wotzik, um dos mais importantes diretores do teatro no Brasil.
Publicidade
Na Galeria da Cidade das Artes o público pode conferir a exposição "40 anos Investigando o Teatro", um perfil com fotos, projeções, programas e objetos de cena que jogam luz em montagens como “Tróia”, de Eurípedes, “Yerma”, de Garcia Lorca (montada no CCBB em 1995, ambas com Camila Amado e Clarice Niskier), “Um equilíbrio delicado”, de Edward Albee (que marcou os 50 anos de Tonia Carrero, com Walmor Chagas e grande elenco, em 1999), “Édipo Rei” (com Amir Haddad, Eliane Giardini, Gustavo Gasparani e Rogério Fróes, para citar alguns), entre outras.
Há também um monitor em que o espectador escolhe que peça quer assistir dentre as 40 montadas por Eduardo Wotzik. Um sofá acomoda o visitante durante o passeio virtual pelo tempo através das imagens. Sexta e sábado, às 20h, domingo, às 17h, seguem as apresentações da consagrada montagem “Missa para Clarice – um Espetáculo sobre o Homem e seu Deus”, que já rodou por dezenas de cidades, foi assistido por 50 mil pessoas em quase 350 apresentações.
Publicidade
A montagem parte da obra de Clarice Lispector para criar um ritual em que humor e reflexão tomam conta da plateia. Sábado, 25 de maio, às 17h, Wotzik apresenta o work in process “Hannah Arendt – Uma aula magna”. Neste trabalho, que está sendo desenvolvido, o público tomará conhecimento da montagem inspirada na obra da filósofa Hannah Arendt, autora do livro “A banalidade do mal”. A peça inédita faz baixar em plena Cidade das Artes uma das filósofas políticas mais influentes do século XX, a judia Hannah Arendt, morta em 1975, e imortalizada com sua teoria sobre o totalitarismo.
Na Cidade das Artes, Hannah vai dar uma aula sobre educação, cidadania e ética. Domingo, acontece ainda a leitura da comédia “Mim, Chita”, adaptação do livro do inglês James Lever, em que a macaca Chita de Tarzan reflete sobre a vida de artista. Cofundador do Grupo Tapa, que integrou entre 1979 (ano da criação) e 1989, desde os anos 1990 Wotzik dirigiu e atuou em mais de 40 espetáculos; parte deles dramaturgia original, outros, livres adaptações. Em conjunto, suas montagens conquistaram prêmios Mambembe, Molière, Shell, e milhares de espectadores Brasil adentro e mundo afora.
Publicidade
SERVIÇO
Encontro com Eduardo Wotzik – 40 anos investigando o Teatro. Local: Cidade das Artes. End.: Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca. Telefone: 3328-5300 | Bilheteria: Ter/Dom, 13h às 19h. Em dias de espetáculo de 13h até 30 min após o início do espetáculo.