Aromas premiados

Por SELECT ART

A edição 38 da seLecT chegava primeiro aos leitores pela intervenção da artista Josely Carvalho: um cheiro de estilhaço impregnado na revista. Era a obra Teto de Vidro: dos Estilhaços à Resiliência (2015-2018). A intervenção era o desdobramento da exposição Diários de Cheiros: Teto de Vidro que ficou em cartaz no MAC USP entre março e maio de 2018. Agora, um ano depois, a artista ganhou o prêmio The Art and Olfaction Awards justamente com o trabalho que gerou polêmica entre os leitores da revista.

O prêmio – promovido pelo The Institute for Art and Olfaction, uma organização sem fins lucrativos baseada em Los Angeles – é destinado para criadores que lidam com perfumes artesanais, independentes ou mais experimentais e conceituais, expandindo os usos do cheiro para intervenções públicas em exposições, publicações, ou ações. Carvalho concorre na categoria destinada a projetos experimentais que selecionará 5 finalistas para realização de projeto ambicioso na instituição.

Sua obra na seLecT busca recriar sensações conflitantes – simultaneamente prazer e angústia, afeto e náusea –  presentes no nosso momento sócio-político, como forma de despertar a reflexão do público ao acionar o olfato, um dos sentidos menos trabalhados no campo das artes plásticas. Na época de sua publicação, a intervenção na revista causou polêmica entre os leitores da seLecT e a revista foi integralmente disponibilizada online.

Serviço
Art and Olfaction Award
Oudekerksplein 23 1012 GX, Amsterdã
artandolfactionawards.org

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários