Oi Futuro lança edital de programa internacional para promover inovação em museus e centros culturais - Divulgação / Luciola Villela
Oi Futuro lança edital de programa internacional para promover inovação em museus e centros culturaisDivulgação / Luciola Villela
Por O Dia
Rio - Qual o futuro dos museus na era digital? Qual o papel de um museu na sociedade do século 21? Um museu pode ser autossustentável? Essas questões motivaram a criação do programa HiperMuseus, inédito no Brasil, que promove a inovação e a cultura digital no campo dos museus e centros culturais.
O programa vai atuar na formação de profissionais, formação de redes e desenvolvimento de novas estratégias na área digital, através de seminário, experimentação e mentorias, que serão realizados no Lab Oi Futuro e na Casa Firjan.


O projeto tem patrocínio da Oi e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura, correalização do Oi Futuro e parceria com a Casa Firjan. São apoiadores institucionais do HiperMuseus a Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto Brasileiro de Museus, recebe ainda apoio internacional do Consulado dos Países Baixos e do Conselho Brasileiro Internacional de Museus (ICOM-BR).


Idealizado e coordenado pelo Museu Vivo e pela Inspirações Ilimitadas Projetos Culturais, em correalização com o Oi Futuro, o HiperMuseus é integrado a um movimento global de museus, como o We are Museums, Creative Museums e o Museo Mix. “A hiperconexão ativa o papel dos museus como agentes de transformação, interligando-os a seus públicos e às urgências contemporâneas como nunca antes”, explicam as curadoras Lucimara Letelier e Mariana Várzea.


A ideia pioneira no país vai ao encontro de estratégias já aplicadas em grandes museus do mundo, como o MoMA, em Nova Iorque, o Van Gogh Museum, em Amsterdã, e o Louvre, em Paris.
Publicidade
"A necessidade de integrar os meios digitais à atuação dos museus aumenta a interação com a comunidade local, reforça suas funções sociais, como dar acesso e preservar os acervos digitalmente, de forma cada vez mais transparente”, menciona Mariana Varzea, diretora da Inspirações Ilimitadas.
Por isso, além do seminário internacional, está previsto um programa de formação interdisciplinar, através do qual, 42 profissionais de diversas áreas serão selecionados para participar do processo de inovação em cultura digital em museus e centros culturais. “Inovar em museus nos tempos atuais é cocriar soluções colaborativas, multidisciplinares e integradas às causas sociais mais urgentes. E também uma nova sustentabilidade econômica aos museus, pela cultura digital”, explica Lucimara Letelier, fundadora e diretora do Museu Vivo. Perfis mistos e diversos unirão forças para prototipar soluções conjuntas para desafios comuns em suas organizações.


Lançamento de Edital e Inscrições
Publicidade
As inscrições podem ser feitas a partir do site www.hipermuseus.com. A divulgação dos resultados será no dia 08 de agosto e a primeira mentoria já acontece no dia 13. Até dezembro, serão seis encontros – incluindo um seminário aberto ao público na Casa Firjan – para prototipar projetos e soluções de relevância online, que provoquem engajamento nas redes e que tenham sustentabilidade econômica digital.
O Van Gogh Museum é uma das presenças confirmadas nos seminários, e o argentino Marcelo Iniarra, profissional sênior de inovação, mobilização pública e captação de recursos, vai liderar o laboratório de inovação.