Atriz diz que coronavírus é 'castigo' por chineses 'comerem gato e cachorro'

Carmen Salinas, de 86 anos, provocou uma crise diplomática entre México e China

Por O Dia

Carmen Pérez diz que coronavírus é castigo por chineses comerem cachorros e gatinhos
Carmen Pérez diz que coronavírus é castigo por chineses comerem cachorros e gatinhos -
Rio - A atriz e deputada federal mexicana Carmen Salinas, de 86 anos, causou uma crise diplomática entre a China e o México ao dizer que a pandemia de coronavírus é um "castigo" pelo fato de os chineses "comerem carne de gato e de cachorro". A Embaixada da China exigiu um pedido de desculpas. 
Carmelita ficou conhecida no Brasil por interpretar a personagem Agripina Pérez, na novela "Maria do Bairro", do SBT. Ela também viveu a dona Filó, em "Maria do Bairro". A atriz lamentou a doença que tem afetado milhares de pessoas em vários países. 
"Como vou zombar de uma doença tão horrível? É o que está acontecendo com os chineses por comerem cachorros e gatinhos. É por isso que deu a eles essa doença. Deus nos castigou", disse Carmelita.
Em nota, reproduzida pelo site "TV Notas", a Embaixada da China pediu que Carmen Salinas faça uma retratação. 
"A origem do novo coronavírus ainda não foi identificada. O discurso extremo da Sra. Carmen Salinas revela falta de conhecimento básico e ignorância. O termo racista 'chinito', que surgiu no século XIX, foi abandonado pela história e voltou a ser mencionado no século XXI no âmbito de uma sociedade aberta, plural e globalizada. Esta é uma provocação descarada para o povo chinês e os chineses que vivem no exterior e também reflete a falta de valores para com a humanidade. Como uma figura pública, as palavras infundadas da Sra. Carmen Salinas confundem o público, difamam a China e dilacera a amizade entre os povos chinês e mexicano. Nós nos opomos fortemente aos seus comentários, pedimos que você altere seu erro e ofereça um pedido público de desculpas", diz um trecho do documento.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O DiaFaça uma contribuição

Comentários